Instituto do Cérebro e HUOL realizam atividades alusivas ao Dia de Combate ao AVC

O Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), realiza atividades alusivas ao Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), nesta quinta-feira (29), no Midway Mall e no Praia Shopping, das 10h às 22h.

De acordo com o coordenador da Campanha de Combate ao AVC no RN, André Pantoja, serão feitas orientações ao público sobre sinais e sintomas do AVC, sobre os fatores de risco e as formas de prevenção, além da aferição de pressão e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC).

Ainda segundo André Pantoja, “a cada cinco minutos morre um brasileiro devido ao AVC, sendo essa a segunda maior causa de morte no Brasil e 90% dos casos poderiam ser evitados com informação”.

A ação de hoje encerra a Semana Nacional de Combate ao AVC, que começou dia 22 de outubro com eventos na Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN (CIENTEC) e seguiu com atividades no Parque das Dunas; no SESC de Ponta Negra, do Alecrim e do Centro; no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel; no HUOL; no Centro de Reabilitação Infantil; e no município de Santa Cruz-RN.

AVC

Os principais fatores de risco do AVC são a hipertensão, fibrilação atrial, diabetes, enxaqueca com aura visual, depressão, abuso de álcool, fumo e obesidade. No entanto, a doença pode ser evitada com informações precisas e profissionais sobre os fatores de risco, prática regular de atividade física, dieta saudável, limite do consumo de álcool, evitando o hábito de fumar e aprendendo os sinais de alerta – boca torta, perda de força e dificuldade na fala. Em caso de suspeita, o paciente deve ligar para o Serviço Médico de Emergência (SAMU 192) ou ir para um hospital preparado para atender casos de AVC.