UFRN começa 1a Jornada Internacional de Alfabetização nesta quarta-feira, 2

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza de 2 a 4 de setembro a 1a Jornada Internacional de Alfabetização, no Auditório da Reitoria, localizado no Campus Central. O evento é voltado para profissionais da Educação Básica, gestores de Secretarias de Educação, alunos e professores do ensino superior e pesquisadores.

Também fazem parte do encontro a 3a Jornada Nacional de Alfabetização, a 3a Jornada Educação, Leitura e Neurociências e a 11a Jornada de Alfabetização. O encontro terá conferências, mesas redondas, sessões coordenadas de trabalhos de pesquisa e minicursos abordando leitura e soletração infantil, democratização da alfabetização, desafios do ensino da leitura e escrita, novas abordagens para a alfabetização, ensino de palavras pela contação de histórias, educação e tecnologias digitais, Leitura + Neurociências, poesias e trava-línguas nos anos iniciais, entre outros temas.

O evento é promovido pela UFRN, coordenado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), com a parceria da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de contar com o apoio do Ministério da Educacão, Governo Federal, Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), Programa Mais Educação, Secretaria de Educação Básica, Instituto do Cérebro (ICe) , Projeto Leitura + Neurociências, CELIN PUC-RS, CAPES, CNPq. Confira o site do evento: doity.com.br/jornadas .

Paletrantes

Os palestrantes são Linnea Ehri (The City University of New York), José Morais (Universidade Livre de Bruxelas), Antonio Pereira (Instituto do Cérebro – UFRN), Jane Correa (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Maria Regina Maluf (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Leonor Scliar Cabral (Universidade Federal de Santa Catarina), Maria da Graça Pinto (Universidade do Porto), Vera Wannmacher Pereira (Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul), Alina Galvão Spinillo (Universidade Federal de Pernambuco), Angela Chuvas Naschold (CERES – Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Claudia Cardoso Martins (Universidade Federal de Minas Gerais), Fernanda Viana (Universidade do Minho).