Instituto do Cérebro leva atrações interativas à CIENTEC 2014

O Instituto do Cérebro (ICe) leva atrações interativas à Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) 2014, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os visitantes da feira podem participar dos jogos e experimentos científicos, das 8h às 18h, até sexta-feira, 24, no estande do ICe, localizado na Praça Cívica do Campus Central.

O “Sistema de Processamento de Informação Eletrofisiológica (SPIX)” é um amplificador de sinais bioelétricos de baixo custo e fácil operação para registrar a atividade elétrica de seres vivos. Durante a CIENTEC, serão apresentados experimentos de diferentes graus de complexidade, que contribuirão para o entendimento dos fenômenos eletrofisiológicos, como excitabilidade neuronal, fadiga muscular e dinâmica dos ritmos neurais.

Na “Ilusão da Mão de Borracha”, o voluntário “incorpora” uma prótese de borracha como se fosse sua mão. A atividade visa mostrar que o nosso cérebro precisa atualizar continuamente sua impressão sobre onde os nossos membros se encontram. Um exemplo prático são as pessoas que têm membros amputados e continuam sentido como se ainda os tivessem. Dessa forma, o estudo pretende desenvolver terapias para o tratamento de dores crônicas relacionadas a partes do corpo que não existem mais.

O “Hadcopter Game” possui um console de jogo que se resume a um garrafão de água, com o qual o indivíduo controla o movimento de um helicóptero, na tela do computador, com um simples gesto de abrir e fechar a mão. Com essa experiência, associada ao tratamento convencional, pretende-se tratar disfunções musculares, de maneira interativa e de baixo custo, em pacientes que tiveram Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O FisiTraining é um software utilizado na reabilitação dos membros superiores (mão, braço, antebraço e ombro), cujo objetivo é auxiliar o trabalho do fisioterapeuta na reabilitação de pacientes de AVC, por meio do controle Wii™, permitindo a execução de movimentos realizados nas sessões de terapia de forma lúdica e motivadora com jogos.