Instituto do Cérebro participa da CIENTEC 2014

O Instituto do Cérebro (ICe) participa da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) 2014 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), de 21 a 24
de outubro, com oficinas, palestras e experimentos, além de ações alusivas à Semana Nacional de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O Estande do ICe, localizado na Praça Cívica do Campus Central, inicia suas atividades, às 14h, do dia 21 de outubro, com o Sistema de Processamento de Informação Eletrofisiológica (SPIX) e “Ações, funções e restrições” ­ atração que registra a atividade elétrica de seres vivos e uma brincadeira envolvendo o indivíduo, uma tarefa e o ambiente, respectivamente. Às 18h, haverá a “Oficina de contação de histórias para pré­-escolares”, ministrada pela professora Ângela Naschold.

No dia 22 de outubro, às 9h, será discutida a temática “Os fatores de risco para o AVC”.

À tarde, a cuidadora Risonete Aquino e sua paciente Mariah Lisboa farão um relato de experiência sobre “Eu sou mulher: o AVC me afeta”. Às 18h, o docente José Guilherme Santa Rosa apresenta a “Abordagem do Design Participativo no Desenvolvimento de Projetos em Neuroergodesign”.

A manhã da quinta-­feira, 23, começa com uma discussão sobre a temática “Inovando a terapia de contensão induzida” e segue com a “Ilusão da mão de borracha”, experimento que leva o voluntário a “incorporar” uma prótese como se fosse sua mão. No período da tarde, haverá o Handcopter Game e o FisiTraining – o primeiro é um jogo que controla um helicóptero com a abertura e fechamento da mão; e o segundo é um software que auxilia, de forma lúdica, o trabalho do fisioterapeuta na reabilitação de pacientes. Para finalizar a programação do dia, às 18h, o neurocientista Sidarta Ribeiro fala sobre “Por quê dormimos? Por quê sonhamos?”.

No último dia do evento, na sexta-­feira, 24, a programação terá, às 18h, uma apresentação da professora Sheila Balen sobre o “Projeto Bambino: estudo perceptual e cognitivo de prematuros”.

Confira a programação completa:

21 de outubro

14h às 18h – SPIX

14h às 18h – Ações, funções e restrições – Profa. Margareth Vasconcelos

18h ­ Oficina contação de histórias para pré­escolares ­ Profa. Angela Naschold

22 de outubro

9h às 12h -­ Oficina: “Os fatores de risco para o AVC”

14h às 18h -­ Oficina: “Os fatores de risco para o AVC”

15h -­ Relato de Experiência: “Eu sou mulher: o AVC me afeta” com Risonete Aquino e Mariah Lisboa

18h -­ Abordagem do Design Participativo no Desenvolvimento de Projetos em Neuroergodesign ­ Prof. Dr. José Guilherme Santa Rosa

23 de outubro

9h às 18h -­ Inovando a Terapia de Contensão Induzida

9h às 18h ­- Ilusão da Mão de Borracha

9h às 18h –­ Handcopter Game

9h às 18h – SPIX e FisiTraining.

18h – Por quê dormimos? Por quê sonhamos? ­ Prof. Sidarta Ribeiro

24 de outubro

9h às 18h – Inovando a Terapia de Contensão Induzida

9h às 18h –­ Ilusão da Mão de Borracha