Instituto do Cérebro participa do Motores do Desenvolvimento

Foto: Ascom Fercomércio

O Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participou, nessa segunda-feira, 8, na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), do Projeto Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte no Seminário “Internacionalização e Interiorização: Desafios e Oportunidades”.

A professora do ICe Kerstin Érika Schmidt representou a unidade acadêmica e fez uma apresentação sobre o papel do Instituto na internacionalização da UFRN. A pesquisadora também falou sobre a atual estrutura, as principais pesquisas desenvolvidas e o quadro de recursos humanos.

Foto: Ascom Fercomércio

Segundo a docente, todos os professores têm no currículo experiências internacionais “porque se formaram fora do Brasil ou porque são estrangeiros”. Hoje o ICe conta com pesquisadores da Suécia, da Alemanha e da Argentina. Também há alunos da Colômbia, do México, da Áustria, da Tunísia e da Alemanha, além de parcerias com instituições dos Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Portugal e Argentina.

Sobre a estrutura, Kerstin contou que o ICe está fora do Campus Central, mas que nos próximos anos seu prédio será construído dentro da UFRN. Ainda segundo a neurocientista, a mudança para o Campus vai favorecer as pesquisas e o intercâmbio de conhecimento entre os departamentos da Universidade. “O Instituto quer crescer porque a Neurociência é uma área muito ampla que envolve vários campos do conhecimento”, esclarece.

A repeito das pesquisas desenvolvidas, a professora explicou que vão “desde o nível da função e anatomia celular até a função do cérebro do ser humano e seu comportamento” e citou as principais áreas, como o sistema visual, memória e aprendizagem, sono, doenças neurológicas e neurociência computacional.

Em relação à contratação de novos professores e servidores técnico-administrativos, há um crescimento previsto. Atualmente, o ICe conta com 16 docentes, 25 técnicos, 24 graduandos, 64 estudantes de pós-graduação e 18 de pós-doutorado. Já para 2018, a expectativa é de que a unidade abrigue 25 professores, 60 técnicos, 40 graduandos, 75 pós-graduandos e 40 alunos de pós-doutorado.