Instituto do Cérebro promove curso on-line gratuito de fNIRS

Nesta sexta-feira (08), o Instituto do Cérebro (ICe) vai realizar um curso gratuito, com certificado de participação, de Espectroscopia Funcional em Infravermelho Próximo (fNIRS). Esta técnica é capaz de monitorar a atividade cerebral de maneira não-invasiva através de ondas de luz que atravessam as camadas superficiais do cérebro. As vagas presenciais já estão completamente preenchidas. Contudo, o curso também será transmitido on-line. Para realizar a inscrição, basta indicar o interesse na atividade enviando e-mail para daniel@neuro.ufrn.br.

A fNIRS passará a ser utilizada em experimentos no Laboratório de Humanos do ICe. Por esse motivo, será ofertado esse treinamento, que vai ensinar os fundamentos da técnica, o manuseio do equipamento, destacar algumas pesquisas da área, debater sobre desenhos experimentais e introduzir métodos para análises dos dados de fNIRS. Segundo Daniel Brandão, responsável técnico pelo Laboratório de Humanos do ICe e organizador do curso, esta será uma ótima oportunidade para aqueles que estejam utilizando fNIRS, ou que pretendem utilizar a técnica no futuro.

O curso será dividido em duas partes: pela manhã, palestras on-line de pesquisadores experientes em fNIRS; à tarde, o curso de forma presencial no Laboratório de Humanos, que também será transmitido pela internet.

Confira a programação:

Part 1 – On-line

10:00 – 10:45 Neuroscience of the individual with fNIRS – Rickson Mesquita

10:45 – 11:30 Neuroscience research in Education – João Sato

Part 2 – On-line and in-person

13:00 – 13:45 Introduction to fNIRS – Juan Pablo

13:45 – 14:30 fMRI & the BOLD response – Dráulio Araújo

14:30 – 14:45 Coffee break

14:45 – 15:30 Hands-on data acquisition

15:30 – 16:00 fNIRS publications, scientific questions and experimental designs

16:00 – 17:00 Data analysis with fNIRS

Abaixo estão os links de acesso ao curso: