Live com Sidarta Ribeiro debate sonhos e pandemia

Como a pandemia atual afetou nossos sonhos? Que perspectivas de futuro e utopias ainda podemos construir, depois de tudo o que vivemos nestes quase dois anos de isolamento social, barreiras sanitárias e incertezas sobre o que nos espera em 2022? Como reaprender a sonhar?

Essas são as questões centrais da live da Revista Humboldt  “Ainda conseguimos sonhar?”, com o neurocientista Sidarta Ribeiro.

O encontro online acontece em 10 de fevereiro, às 19h, pelo canal do Goethe-Institut São Paulo no YouTube

O evento integra a série Humboldt Talks, realizada pela Revista Humboldt para debater temas essenciais da contemporaneidade.

Na ocasião, o neurocientista, escritor e autor de “O oráculo da noite: a história da ciência do sonho” (Companhia das Letras) analisa os impactos da crise sanitária em nossa capacidade de sonhar individual e coletivamente.

O debate será moderado pela psicanalista e crítica literária Fabiane Secches.

Como participar?

Para assistir ao debate, basta acessar o link da live no dia e horário do evento. Para receber notificações quando o evento estiver prestes a começar, basta ativar o lembrete da live.

Mais sobre os participantes

Sidarta Ribeiro é neurocientista, biólogo, professor e conhecido por diversas pesquisas no campo dos sonhos, sono e memória. É autor de “O oráculo da noite: a história da ciência do sonho” (Cia. das Letras) e vice-diretor do Instituto do Cérebro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Fabiane Secches é psicanalista, tradutora e crítica literária. Escreve para Quatro Cinco Um, Folha de S. Paulo, Cult e Estado de São Paulo, entre outros. É também autora de ‘Elena Ferrante: uma longa experiência de ausência’ (Editora Claraboia), ensaio em que analisa a obra da escritora italiana por meio da crítica literária e da psicanálise.

Parceria

O encontro é realizado em parceria com o Instituto do Cérebro, Companhia das Letras e Revista Cult.

Sobre a Revista Humboldt

Entre 1959 e 2013, a Revista Humboldt foi editada, em sua versão impressa, como veículo de fomento ao diálogo entre a Alemanha e a América do Sul, abordando sempre temas ligados à arte, à cultura e a questões sociais. A partir de 2013, passou a ser publicada apenas em versão online nos sites dos Institutos Goethe da América do Sul.

Desde maio de 2018, a Revista passa a publicar duas edições temáticas anuais, delineadas a partir de temas e projetos conduzidos pelos diversos Institutos no continente sul-americano.

Em todas as suas contribuições, a Revista Humboldt procura destacar primordialmente as estreitas relações entre América do Sul e Alemanha/Europa, fomentando o diálogo transcontinental e estruturando o intercâmbio entre os países envolvidos. Para isso, a Revista contrapõe posições opostas ou controversas, criando um terreno para discussões e debates. As publicações da Revista vêm de diversos países, entre eles Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Uruguai, Peru e Venezuela.

Em sua edição atual, a publicação provoca reflexões sobre anseios, desejos e temores que determinam nosso presente.