Seminário online do ICe discute doença de Huntington

Doença de Huntington, condição hereditária em que as células nervosas do cérebro se rompem ao longo do tempo, é a pauta do projeto Seminários em Neurociências do Instituto do Cérebro (ICe) da UFRN, nesta sexta-feira, 25. A convidada é a pesquisadora Fabiola M. Ribeiro, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que fala sobre o “Papel do mGluR5 na neurodegeneração e neuroinflamação da doença de Huntington”. A palestra acontece online às 10h50 no canal do ICe no YouTube.

O receptor metabotrópico de glutamato 5 (mGluR5) tem uma função importante em várias doenças neurodegenerativas, inclusive na doença de Huntington (DH). O principal objetivo do projeto desenvolvido por Fabiola é avaliar a função do mGluR5 na neurodegeneração e neuroinflamação típicas da DH. Segundo ela, moduladores alostéricos do mGluR5 são capazes de ativar vias neuroprotetoras, diminuir a perda neuronal e amenizar o déficit de memória apresentados por um modelo murino da DH, o BACHD.

Fabiola Ribeiro tem graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Ouro Preto, mestrado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutorado pela University of Western Ontario, London, Canada. Atualmente, é Professora Adjunta do departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais, com experiência na área de Bioquímica e Neurofarmacologia Celular e Molecular.