ICe oferece disciplina em cognição e linguagem

O Programa de Pós-Graduação em Neurociências (PPGNeuro) do Instituto do Cérebro (ICe/UFRN) está com inscrições abertas para a disciplina Tendências atuais em cognição e linguagem, organizada pelo professor Pierre Bernard Pica. As aulas serão ministradas em português, no formato remoto, mediante plataforma Zoom nas terças e quintas-feiras das 13h50 às 15h45. A disciplina terá 30 horas com início no dia 22 de setembro, se estendendo até o dia 19 de novembro, com capacidade para 20 alunos. Interessados devem enviar e-mail para pg@neuro.ufrn.br demonstrando interesse, além de anexar RG e Cópia do diploma de graduação.

Voltada para estudantes de pós-graduação interessados na temática, a disciplina tem como objetivo abordar a faculdade da linguagem, fazendo uso de conhecimentos específicos – incluindo de pessoa, cor, tamanho, número e posição – que os seres humanos compartilham com outros animais para derivar conceitos que são específicos de nossa espécie. O conteúdo se relaciona com as pesquisas realizadas com grupos indígenas Munduruku, do estado do Pará, mas os textos a serem disponibilizados serão em inglês.

Pierre Pica é pesquisador do National Center for Scientific Research em colaboração com o ICe/UFRN. Membro da UMR 7023, é especialista em linguística e, mais particularmente, em sintaxe comparada. Ex-aluno do Departamento de Linguística da Universidade Paris 8 (França), ele continuou suas pesquisas sob a supervisão de Richard Kayne. Durante o pós-doutorado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), conheceu Noam Chomsky e adotou a ideia de que a linguística é um ramo da psicologia cognitiva.

Especialista em teoria da vinculação e sua relação com a evidencialidade, há dez anos trabalha com a língua Mundurucu, em colaboração com os pesquisadores Stanislas Dehaene e Elizabeth Spelke no estudo de expressões relacionadas à numeração dessa língua. Também avalia a importância desses dados para o estudo da interação entre a faculdade de linguagem e conhecimento básico (pré-verbal). Maiores informações estão no site do professor: www.pierrepica.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *