ICe realiza 4ª edição do Simpósio da Casa em novembro

As mais recentes descobertas científicas das equipes de pesquisadores do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ICe-UFRN) serão compartilhadas com a comunidade em novembro, durante realização da 4º edição do Simpósio da Casa.

O evento gratuito e aberto a toda comunidade acadêmica acontece nos dias 29 e 30, no auditório do Instituto Internacional de Física da UFRN. Realizado anualmente, o encontro tem como objetivo socializar os projetos e resultados obtidos por pesquisadores da casa, bem como de pesquisadores convidados.

Com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRN e da International Brain Research Organization (IBRO), os convidados internacionais serão os pesquisadores Enzo Tagliazucchi, da Universidade de Buenos Aires, e Gustavo Rohenkohl, pesquisador do Max-Planck Institute-Frankfurt e da Universidade de São Paulo.

O tema, “Neurociência na UFRN: movendo-se através do espaço e do tempo”, faz alusão à consolidação do Instituto como centro de pesquisa em neurociência apesar das dificuldades de financiamento dos últimos anos e dos desafios que se apresentam para o futuro próximo.

Segundo o professor Claudio Queiroz, coordenador do evento, o Simpósio da Casa é uma excelente oportunidade para conectar jovens e veteranos pesquisadores, compartilhar técnicas e metodologias, além de fomentar colaborações científicas.

A novidade deste ano será o Concurso de Imagens em Ciências que vai premiar as três melhores imagens produzidas pelos participantes, que decorarão o hall de entrada do novo prédio do Instituto do Cérebro no campus da UFRN, programado para ser inaugurado em 2019. Arquivos nos formatos JPEG ou TIFF acompanhados de um título e uma breve descrição serão avaliados pela comissão organizadora.

O Instituto

Desenvolvendo pesquisa de ponta desde 2011, o Instituto do Cérebro da UFRN caminha para se tornar uma instituição internacional de pesquisa de classe mundial, dedicado a desvendar os mistérios das funções do cérebro.

Anualmente, diversos estudos desenvolvidos por seus pesquisadores são publicados nos mais concorridos periódicos de ciência do mundo.

No Simpósio da Casa os participantes têm a oportunidade de conhecer parte do que já foi publicado, bem como ter acesso a pesquisas em desenvolvimento.

Inscrição

Para participar é preciso se registrar na plataforma Doity. O link e as diretrizes para submissão de trabalho estão disponíveis no site www.neuro.ufrn.br/hs2018. Dúvidas e outras informações podem ser consultadas através do e-mail: HS2018@neuro.ufrn.br.