Instituto do Cérebro seleciona voluntárias para pesquisa sobre hormônios sexuais

O Projeto Endocrino-Motor, desenvolvido no laboratório de Endocrinologia Comportamental do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ICe-UFRN), está selecionando voluntárias para participar de pesquisa que investiga como os hormônios sexuais podem afetar o cérebro. O estudo é conduzido pela doutoranda Rafaela Faustino, com orientação da neurocientista Bernardete Sousa.

Podem participar mulheres com idade entre 18 e 30 anos, que sejam destras e que não façam uso de agentes contraceptivos hormonais por pelo menos 6 meses. As voluntárias terão acesso aos resultados referentes aos seus níveis hormonais e ao seu desempenho nas tarefas durante as diferentes fases do ciclo menstrual.

Com o título “Influência do ciclo menstrual sobre a simulação e execução do movimento em indivíduos saudáveis”, o estudo tem como objetivo analisar o efeito dos hormônios sexuais femininos sobre regiões do cérebro responsáveis pelo movimento. Durante a sua execução, será acompanhado o ciclo menstrual das voluntárias, identificando as fases com maiores níveis hormonais.

Nessas fases, elas serão submetidas a protocolos experimentais que envolvem atividades motoras enquanto sua atividade elétrica cortical é monitorada por meio da eletroencefalografia (EEG).

Maiores informações e ficha de inscrição podem ser acessadas através do site: https://projetoendomotor.wixsite.com/meusite.