Estudante do ICe-UFRN é selecionada em programa internacional

A estudante de doutorado do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ICe-UFRN), Barbara Ciralli Boerner, 27, foi um dos 15 estudantes de doutorado e pós-doutorado da América Latina e Caribe selecionados para participar do Programa de Treinamento Latino Americano promovido pela Society for Neuroscience, maior organização mundial de cientistas e médicos dedicados a entender o cérebro e o sistema nervoso.

Barbara participará de um curso de três semanas, realizado entre os dias 25 de agosto e 15 de setembro, no Centro Interdisciplinar de Neurociências de Valparaíso (CINV), na Universidade de Valparaíso, no Chile, com todas as despesas pagas pelo Programa. O curso reunirá alguns dos melhores professores do mundo na área para fornecer aos participantes palestras, exercícios de laboratórios e treinamentos em tópicos vitais de desenvolvimento profissional.

Natural de Cuiabá (MT), onde se formou em fonoaudiologia, Barbara está em Natal desde 2015 quando foi admitida no Programa de Pós-Graduação em Neurociências do ICe-UFRN, no laboratório de Neurofisiologia Comportamental do cientista Diego Laplagne. Agora, ela cursa doutorado no Laboratório de audição e atividade neuronal da professora Katarina Leão.

A estudante disse estar muito empolgada com a seleção, que vai lhe oferecer muitas oportunidades de aprendizado e aprimoramento do que vem estudando em sua pós-graduação. “Vou aprender diferentes técnicas que poderão expandir meus conhecimentos, além de ter acesso à cultura de um país muito interessante, que é o Chile”, relatou.

Barbara é a segunda pessoa do laboratório da neurocientista Katarina Leão selecionada para um programa internacional neste ano. Em fevereiro, o jovem Rodolfo Diógenes, 22, estudante de mestrado, foi um dos 25 escolhidos para o programa Vienna BioCenter Summer School, em Viena, na Áustria, para estagio no laboratório do neurocientista David Keays, do Research Institute of Molecular Pathology (IMP).

“Isso mostra claramente que vale a pena investir nas oportunidades de participação em programas de treinamento que são comumente anunciados” disse Katarina Leão. Para saber mais sobre o SfN, basta acessar o site: http://www.sfn.org/latp