Bernardete Sousa ministra palestra na Academia de Medicina do RN

A professora Dra. Maria Bernardete Cordeiro de Sousa realiza palestra nesta terça-feira, 14, na Academia de Medicina do Rio Grande do Norte, localizada à rua Ângelo Varela, 1019, Tirol, a partir das 20h. Ela abordará sobre “Neurobiologia da diferenciação sexual”, em atividade aberta a todos os profissionais da saúde.

Conforme mostram trabalhos da literatura, o processo de diferenciação sexual em seres humanos ocorre durante o desenvolvimento intrauterino, entre o segundo e o sexto mês de gravidez. Evidências científicas têm demonstrado, desde meados do século passado – a partir de estudos com modelos animais e também com seres humanos – que uma somação de influências sexo-específicas (fatores genéticos, hormonais e ambientais) levam a diferenças entre sexos nos níveis celular, hormonal, metabólico, vias neurais (ou seja, no cérebro) entre outras. Estas diferenças levam a prevalência de algumas doenças a se manifestarem preferencialmente em um dos sexos.

Deste modo, serão discutidos trabalhos recentes que estudam as bases neurobiológicas do processo da diferenciação sexual e a importância do conhecimento sobre este processo. Busca-se assim, conhecer fatores protetivos em ambos os sexos em desenvolver algumas doenças como acontece, por exemplo, nos homens que apresentam maior probabilidade para surgimento do autismo e esquizofrenia, enquanto a depressão é mais frequente nas mulheres.

“Como cientistas, devemos estar interessados nas descobertas sobre este tema para melhor compreensão das fontes de variação, pois estas fornecem informações cruciais para desenvolvimento de abordagens e tratamentos clínicos mais adequados.”, conclui Bernardete Sousa.