Trabalho de pesquisadores do ICe é escolhido para a capa de revista científica internacional

Artigo científico produzido por pesquisadores do Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi escolhido para ser o tema de capa da edição de julho do periódico internacional Stem Cell Reports, publicada nessa terça-feira (11). A imagem da capa foi produzida pela autora do estudo Melek Chouchane e por Lorenzo Pasquini, e ilustra as descobertas sobre a reprogramação de astrócitos em neurônios.

De acordo com o professor do ICe-UFRN e orientador de Melek Chouchane, Marcos Romualdo Costa, a ilustração na capa do periódico, “representa os resultados do trabalho de forma tropicalista e também traz um apelo político”.

Na imagem, os astrócitos que estão no lado escuro da floresta (à direita), recebem fatores genéticos de uma arara-vermelha e se transformam em diferentes neurônios coloridos no lado iluminado da floresta (à esquerda), representando o cérebro. “O desenho também simboliza a nossa esperança de migrar de um período sombrio da política brasileira rumo a um futuro genuinamente democrático e iluminado, onde a ciência possa recuperar sua merecida proeminência”, segundo a descrição publicada sobre a arte.

Confira o site da revista Stem Cell Reports: http://www.cell.com/stem-cell-reports/home