Sidarta Ribeiro ministra palestra no Instituto Tomie Ohtake

O diretor do Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Sidarta Ribeiro, ministra a palestra “Mapeando a mente com palavras”, em 22 de junho, no Instituto Tomie Ohtake, localizado em São Paulo. A apresentação faz parte do programa de residência “Inquietudes” voltado para artistas, gestores, produtores e empreendedores.

De acordo com o neurocientista, a apresentação abordará a análise computacional do discurso tomando como base diversas disciplinas, da literatura à psiquiatria e da história à educação. “Hoje é possível investigar e comparar quantitativamente os vários domínios mentais induzidos pelo sonho, variações de humor e atenção, meditação e substâncias psicoativas, através do mapeamento das relações entre as palavras”, explica Sidarta.

Ainda segundo o professor, essa abordagem permite estudar os textos mais antigos da humanidade e compará-los aos discursos de crianças e adultos de hoje em dia, num exercício de arqueologia mental que ilumina as teorias sobre a origem da consciência humana.

Além do diretor do ICe-UFRN, participam como provocadores desta edição do programa o filósofo e cientista político Renato Janine Ribeiro, a atriz Denise Stoklos e o músico Benjamim Taubkin, além dos orientadores André Martinez, Marta Porto e Minom Pinho. Outras informações: http://www.institutotomieohtake.org.br/cultura_participacao/interna/inquietudes