Instituto do Cérebro participa da CIENTEC 2015

O Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participa, de 21 a 23 de outubro, da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) 2015, com oficinas, minicursos e palestras, além de ações alusivas à Semana Nacional de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Localizado no Pavilhão da Tecnologia, o estante contará com atividades interativas abertas ao público sobre o tema central “ICe na CIENTEC 2015: despertando olhares para a neurociência”. Na oficina “Olho, visão e ilusões”, o visitante da feira entrará em uma sala escura e participará de experimentos sobre subtração de cores, audição, teste de acomodação visual, daltonismo, teste de ponto cego, acuidade visual, Olho de Kuehn, visão estéreo/magic eye, ilusão de ótica/imagem ambígua.

Também terão os minicursos “Drogas”, abordando os efeitos, o abuso e a recuperação; “SPIX”, mostrando a atividade elétrica de tecidos excitáveis (músculos e o sistema nervoso de seres humanos) associada à bioeletricidade e ao comportamento; “Anatomia do Cérebro”, apresentando, de forma lúdica, as funções e o funcionamento do cérebro; e “Entendendo a Dislexia”.

As Oficinas da Semana do AVC, trazem atividades como o “Wii Terapia”, recurso que utiliza o videogame como ferramente de fisioterapia; o “Fisio Training”, software utilizado na reabilitação dos membros superiores; a “Ilusão da Mão de Borracha”, experimento que leva o voluntário a “incorporar” uma prótese como se fosse sua mão; e “Alice no país das mãos”, jogo de tabuleiro eletrônico com a mentalização do movimento sem que haja a execução real.

Palestras

A partir das 19h, na sala Multiuso da CIENTEC, serão ministradas palestras. Na quarta-feira, 21, a mesa redonda será com o professor Bruno Lobão (Centro de Biociências), Maria Carolina Gonzalez e Ramon Hipólyto. Os integrantes da mesa apresentarão seus estudos mais recentes sobre o tema “Sono e Memória”, pois o docente Lobão mostrará como a dopamina pode influenciar o sono e a memória, Maria Carolina falará sobre as regioes cerebrais e os mecanismos envolvidos no armazenamento das memórias episódicas e Ramon Hipólyto vai tratar sobre os mecanismos envolvidos na modulação e no armazenamento persistente de memórias aversivas.

Na quinta-feira, 22, a programação contará com a mesa redonda “Intervenções atuais para o tratamento do AVC”, com as participações do professor do ICe, Antônio Pereira Junior, do médico, Clécio Godeiro, e do fisioterapeuta, André Luís Hernandez Pantoja.

Para finalizar a Na sexta-feira, 23, a programação será encerrada com a apresentação do professor do ICe, Dráulio Barros de Araújo, sobre “O que sabemos sobre a psicobiologia da Ayahuasca?”.