Instituto do Cérebro e Fundação Oswaldo Cruz promovem simpósio internacional

O Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, realiza o simpósio “The Changing Brain”, de 13 a 15 de julho, no Hotel Praia Bonita, localizado no município de Nísia Floresta-RN. O evento objetiva discutir os mecanismos celulares e moleculares relacionados ao desenvolvimento do córtex cerebral, à formação de novos neurônios e às doenças neuropsiquiátricas e seus tratamentos.

De acordo com o professor do ICe, Marcos Romualdo Costa, o encontro pretende reunir pesquisadores de todo mundo para discutir “desde fatores genéticos e ambientais responsáveis por doenças do neurodesenvolvimento, como autismo e esquizofrenia, até estratégias de terapia celular que permitam amenizar os déficits cognitivos resultantes”.

As apresentações contarão com palestrantes de diversas instituições de pesquisa do Brasil e do mundo, como Johannes Gutenberg Universität (Alemanha), Universidad Miguel Hernández (Espanha), Dorris Neuroscience Center (EUA), Instituto de Ciências Biológicas (UFRJ – Brasil), École de Neurosciences Paris Île-de-France (França), Institute of Stem Cell Research (Alemanha), Departamento de Bioquímica (UFRGS – Brasil), Universidad Autonoma de Madrid (Espanha), Virginia Commonwealth University (EUA), Harvard University (EUA), entre outras.

O simpósio é voltado para professores, pós-doutores e alunos de pós-graduação atuantes na área de desenvolvimento do sistema nervoso central e suas patologias, mas também pode ser de interesse de médicos neurologistas e psiquiatras. Os interessados devem se inscrever até 15 de junho no site do evento.

Confira a programação do evento: http://neuro.ufrn.br/changingbrain/.