Sidarta Ribeiro ministra palestra em centro espanhol de pesquisa

O diretor do Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Sidarta Ribeiro, proferiu a palestra “From songs to symbols, from calls to speech graphs: what makes human language so special?”, nessa segunda-feira, 26, no Basque Center on Congnition, Brain and Language (BCBL), centro espanhol de pesquisas sobre cognição, cérebro e linguagem.

A apresentação do professor abordou a complexidade da comunicação humana relacionada à evidência de que nossa linguagem representa um salto evolutivo. Para isso, o neurocientista analisou características de humanos, primatas e aves canoras, utilizando a “Teoria dos Grafos” e mostrando que a linguagem humana compartilha de muitas características com outros sistemas de comunicação animal, mas se distingue pela capacidade de compor símbolos de forma recursiva.

O docente fez, ainda, a exposição de características estruturais do discurso que podem ser usadas para diferenciar quantitativamente indivíduos esquizofrênicos e bipolares em fase maníaca de indivíduos não-psicóticos, ou pacientes com doença de Alzheimer e com comprometimento cognitivo moderado. Para finalizar, Sidarta Ribeiro mostrou os resultados de sua pesquisa como indicativo de que a análise de grafos das vocalizações é fundamental para o estudo de déficits relacionados à linguagem em seres humanos, além da possibilidade de aplicação em modelos animais.

BCBL

O Basque Center on Cognition, Brain and Language, criado em 2008, está localizado em Donostia – San Sebatián no País Basco (Espanha) e é um centro mundial de pesquisa interdisciplinar fundado conjuntamente pela Innobasque, Ikerbasque, UPV-EHU e pelo Governo da Gipuzcoa.