Escola acadêmica do ICe conquista prêmio na Olimpíada Brasileira de Robótica

A Escola Municipal Juvenal Lamartine (EMJL), participante do Projeto Escolas Acadêmicas do Instituto do Cérebro (ICe), conquistou o prêmio de melhor escola pública na etapa regional/estadual (RN) da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A competição foi realizada nesse domingo, 24, na Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), localizada no Campus Central.
De acordo com o coordenador adjunto do projeto “Engenheiros do Futuro”, Eduardo Marques, a OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), como a de matemática, física, astronomia e astronáutica, entre outras. Segundo o Conselho, as olimpíadas científicas são consideradas momentos para a divulgação da ciência e para a descoberta e incentivo de novos talentos.

O prêmio “Escola Pública” foi conferido ao time de robótica da EMJL, participante do “Engenheiros do Futuro”, cujo objetivo é despertar vocações para a área tecnológica e o desenvolvimento da capacidade de solução criativa de problemas pelos alunos. Para o evento, foram selecionados quatro integrantes para a equipe denominada de “Atom”, que tinha de ultrapassar vários desafios com o robô, em um menor tempo possível.

Engenheiros do Futuro

O projeto faz parte do Programa Escolas Acadêmicas, fruto de um convênio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com a Secretaria Municipal de Educação de Natal, e conta com a coordenação geral do professor do ICe Antônio Pereira Júnior. As atividades são realizadas semanalmente, no laboratório da escola construído com o apoio da Universidade, da Secretaria Municipal de Educação do Natal e do Ministério da Educação (MEC), em forma de oficinas com duas turmas pela manhã e uma à tarde.