Professores da UFRN ministram curso de Bioinformática em Moçambique

Os professores Sandro José de Souza, do Instituto do Cérebro (ICe) e Beatriz Stransky, do Departamento de Engenharia Biomédica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ministraram no mês de fevereiro, o curso Introdução à Bioinformática, em Maputo, capital de Moçambique.

O curso, com carga horária de 40 horas, teve como objetivo treinar estudantes de graduação e de pós-graduação na área de Bioinformática. Participaram 40 estudantes de várias instituições de ensino e pesquisa daquele país.

A iniciativa é da Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique, dentro de um projeto colaborativo com a participação do professor Francisco Mabila, da própria instituição, da doutora Lucila Ohno-Machado, da Universidade da Califórnia, San Diego, e do professor Sandro José de Souza, da UFRN. O projeto é financiado pelo Fogarty Center dos Estados Unidos. Esta é a primeira vez que o curso é ministrado em Maputo.

Para o professor Sandro, um dos objetivos da iniciativa é fundar grupos de Bioinformática em Moçambique e o curso foi um passo nesse sentido. “Já recebemos em Natal um aluno de Moçambique para um estágio em Bioinformática, uma área importante para países em desenvolvimento, visto o seu baixo custo. Outro aspecto importante da iniciativa é contribuir para a internacionalização das competências existentes dentro da UFRN.” afirma.