Torsten Wiesel preside reunião do Conselho Consultivo Científico do ICe

O cientista sueco Torsten Wiesel, Prêmio Nobel e Presidente Emérito da Universidade Rockefeller (EUA), chega a Natal neste final de semana para presidir, a partir de segunda-feira, dia 27, a primeira reunião do Conselho Consultivo Científico do Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ao aceitar o convite da reitora Ângela Cruz para presidir o Conselho, Torsten Wiesel destacou o status atual das pesquisas em Neurociências realizadas na Instituição, que serão avaliadas pelo Conselho ao longo de três dias.

Também participam do Conselho os cientistas Yves Fregnac (França), Charles Gilbert (EUA) e Claudio Mello (EUA), considerados grandes nomes internacionais na área de Neurociências. Os membros foram convidados pelo doutor Torsten Wiesel em consonância com a constituição científica do corpo docente da UFRN. E isso, segundo o professor Sidarta Ribeiro, diretor do ICe, permitirá otimizar o aconselhamento. “É de extrema importância contar com um cientista tão relevante para presidir esse Conselho”, afirma.

O cientista Torsten Wiesel, além de presidir as reuniões de avaliação do Conselho, participará de momentos importantes para a comunidade universitária, especialmente para os pesquisadores, alunos e técnicos ligados ao Instituto do Cérebro. Na segunda-feira, às 8h, a Reitora Angela Cruz receberá o Conselho em seu gabinete para um encontro de apresentação. Em seguida, às 9h, o Conselho visitará o terreno destinado à construção da futura sede do ICe no Campus Central. A placa com imagens do prédio projetado localiza-se na parte alta do terreno entre a Superintendência de Infraestrutura e o Restaurante Universitário.

Na quarta-feira, dia 29, às 9h, os membros do Conselho visitarão o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da UFRN. Essa visita é importante porque o HUOL atua em parceria com o Instituto do Cérebro na pesquisa, abrigando diversas pesquisas sobre o sistema nervoso, em especial aquelas que envolvem pacientes e requerem uma estrutura hospitalar para serem conduzidas. O HUOL tem dado apoio integral a essa iniciativa, seja através da criação de um espaço físico adequado à instalação dos laboratórios, seja pelo uso do equipamento de imagem por ressonância magnética, fundamental para diversas pesquisas realizadas por pesquisadores do ICe.

A visita ao HUOL, recepcionada pelo professor Ricardo Lagreca, Superintendente do Hospital, será concentrada no prédio de internação, onde é recrutada a maioria dos pacientes para as pesquisas do ICe, como também no núcleo de pesquisa, que fica no terceiro sub-solo do mesmo prédio.

 

Na quarta-feira, dia 29, às 14h, o Conselho levará à Reitora da UFRN sua primeira avaliação do Instituto do Cérebro, bem como suas recomendações para o melhor desenvolvimento da missão científica da instituição. Essa reunião ocorrerá no Gabinete da Reitoria.