O Instituto do Cérebro (ICe) na XIX CIENTEC

“Conheça seu Cérebro” é o slogan do stand do Instituto do Cérebro (ICe) na XIX CIENTEC – Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN que começa nesta terça-feira, dia 22, e vai até a sexta-feira, dia 25, na Praça Cívica do Campus Central.

Por ser a CIENTEC considerada um canal privilegiado de comunicação com a sociedade, o ICe participará de várias programações dentro da Semana, além de apresentar no stand trabalhos que contemplam o ensino, a pesquisa e a extensão. Segundo o coordenador de extensão do ICe, Antônio Pereira, a CIENTEC é uma oportunidade de apresentar a ciência feita na Universidade para crianças e jovens e, quem sabe, se não despertarmos vocações, que seria o ideal. “Pelo menos esse público vai ter a oportunidade de desenvolver um respeito saudável pela ciência e sua contribuição para o bem da humanidade”, afirma.

No stand do ICe, instalado no Pavilhão Tecnologia, Exatas e Saúde, os visitantes vão ter a oportunidade de conhecer alguns trabalhos/experiências. De terça a sexta-feira, das 8h às 18h, serão apresentados os trabalhos Disseminando Práticas e Conteúdos em Neurociências e Jogo do Relax Mental. Na terça e quarta-feira, Ilusão da Mão de Borracha e na quinta e sexta-feira, também das 8h às 18h, Projeto Engenheiros do Futuro, uma mostra da Oficina de Robótica desenvolvido na Escola Municipal Juvenal Lamartine.

Palestras

Ainda de terça a sexta-feira, a partir das 18h, no stand, será apresentada uma série de palestras, com a duração de 18min, ministradas por neurocientistas do Instituto, sendo que a primeira com o tema “Consumo Compulsivo” será ministrada pelo professor Zivanilson Silva, do Departamento de Economia da UFRN. Nessa palestra o professor Zivanilson explica porque o consumo compulsivo deve ser levado como caso patológico, pois deriva de um aumento da ansiedade em que a compra compulsiva denota um consumo patológico acompanhada de uma sensação de perda e de constrangimento.

Na quarta-feira, dia 23, será a vez do professor e neurocientista Antônio Pereira, com o tema “Mudando o foco da Educação brasileira: contribuição das Neurociências”. Segundo o professor Antônio Pereira a solução é a educação, mas qual a educação? Para ele, a proposta, baseada em várias descobertas das Neurociências, é o engajamento precoce e intensivo das funções executivas do lobo frontal. Nessa palestra, serão discutidas ações efetivas que podem ser implementadas para alcançar o objetivo de oferecer educação de qualidade para as crianças e jovens brasileiros. Na quinta-feira, dia 24, o neurocientista Sidarta Ribeiro, diretor do ICe, abordará “O que são os sonhos?”.

No encerramento, na sexta-feira, dia 25, o neurocientista e professor do ICe, Claudio Queiroz, falará sobre “Ilusões auditivas e a experiência musical”. Nessa palestra, serão apresentados alguns exemplos de ilusões auditivas, destacando o que elas nos ensinam sobre a neurobiologia da percepção sonora e quais as consequências para a apreciação musical. Segundo o professor Cláudio, as ilusões auditivas, assim como as visuais, nos ensinam muito sobre como o ouvido e o cérebro percebem e interpretam os sons.