ICe discute pesquisa em Neurociências nesta terça

Organizado pelo Instituto do Cérebro (ICe/UFRN), o Seminários em Neurociências desta semana traz a palestra Esculpindo a Neuroetologia em suas articulações? O papel inevitável do observador (e as consequências prejudiciais de ignorá-lo). Apresentada por Alex Gomez-Marin, pesquisador do Instituto de Neurociências de Alicante (Espanha), a conversa acontece nesta terça-feira, 3, às 10h50, no canal do YouTube do ICe

No encontro, o pesquisador vai tratar sobre como a falta de replicabilidade de estudos se tornou um problema não apenas na psicologia, mas também nas ciências da vida em larga escala. Para melhorar a situação, os esforços são geralmente dedicados a três frentes: experimental (padronização de protocolos), estatística (uso apropriado de testes) e social (compartilhamento de código e dados). No entanto, Alex apresentará na palestra uma quarta frente ligada ao epistêmico: a construção de observáveis.

O neurocientista estuda as mudanças no poder preditivo em diferentes procedimentos de granulação grossa em séries de tempo microscópicas. Ele ilustra a ideia em um modelo matemático simples. Em seguida, aplica a lógica a uma simulação de rede neural para então demonstrar analisando dados empíricos.

Todos os detalhes sobre seus estudos serão compartilhados na palestra. Aos interessados na discussão, não é necessária inscrição para participar.