Semana do Cérebro movimenta cerca de 800 participantes em Serra Negra do Norte

Pelo menos 800 pessoas participaram do encerramento da 7ª edição da Semana do Cérebro em Serra Negra do Norte, no Seridó Potiguar. Todas as aulas das escolas municipais foram transferidas para a atividade que aconteceu no ginásio poliesportivo Gastão Mariz. Também participaram as escolas do Estado, as particulares e as faculdades à distância do município.

Esta foi a primeira vez que o Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ICe-UFRN) realizou este evento fora da região metropolitana. O resultado superou as expectativas, mostrando que a Universidade precisa acessar cada vez mais a população.

Para o coordenador de extensão do ICe-UFRN, Eduardo Sequerra, a extensão tem como objetivo transformar a linguagem científica em acessível e aumentar  o acesso das pessoas a esse conhecimento. “Para isso, é preciso criarmos parceiras para acessar esses públicos que não têm acesso. Por isso, a parceira com a prefeitura de Serra Negra do Norte foi tão importante.

O prefeito Sérgio Fernandes agradeceu a parceira e disse que deixará as portas abertas para o ano que vem. Petrúcio Ferreira, Secretário de Educação, destacou o momento de troca de saberes. “Temos a oportunidade de ver a universidade se interiorizando e compartilhando conhecimento conosco, movimentando nossas escolas e a nossa cidade”, completou.

A Semana do Cérebro é promovida em todo o Brasil pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), como parte da Brain Awareness Week (BAW) e Dana Alliance for Brain Initiatives em todo o mundo. Aqui no RN é realizada pelo ICe-UFRN, em parceria com o Instituto Santos Dumont (ISD) e o Programa de Pós-graduação em Piscobiologia (PsicoBio-UFRN).