Diálogo de professor Sergio Neuenschwander, do ICe, é destaque em matéria da Revista Piauí EDUARDO ESCOREL – PIAUÍ Oque aconteceu em Manaus na última semana é desesperador. Difícil pensar em qualquer outra coisa, a não…
Resumo esquemático da metodologia usada na pesquisaForma mais comum de demência, a doença de Alzheimer atinge cerca de 47 milhões de pessoas no mundo, sendo mais de um milhão só no Brasil. Nos últimos cinco…
Edição dos pesquisadores O medo é essencial para a sobrevivência pois permite prevenir situações potencialmente perigosas, porém, alguns eventos amedrontadores geram memórias exacerbadas e persistentes que afetam negativamente a vida das pessoas, podendo conduzir ao…
O físico e neurocientista Dráulio Araújo, chefe do Laboratório Neuroimagem Funcional do Instituto do Cérebro da UFRN (ICe/UFRN), foi referência em reportagem especial do jornalista Ernesto Paglia para o Fantástico, programa da Rede Globo de…
JOSÉ DE PAIVA REBOUÇAS – ICe O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou a renovação, por tempo indeterminado, do funcionamento do Instituto do Cérebro (ICe/UFRN) e seu novo…
Pesquisa mostra que múltiplos estímulos, aliados a uma soneca, aceleram alfabetização em crianças no início da vida escolar JOSÉ DE PAIVA REBOUÇAS – ICe Sabe quando a criança está aprendendo a ler e confunde letras…
AMANDA PÉCHY – VEJA A data: 21 de março de 2020. “Estou no meio de uma floresta. É inverno, com neve acumulada no chão, mas o ar está quente. Sinto uma dor no ombro direito…
DIÁRIO DO NORDESTE – REPREDUÇÃO Fechar os olhos das crianças e estimular que “enxerguem” as letras com os outros sentidos sensoriais acelera o processo de alfabetização. O aprendizado é ainda mais eficaz e duradouro se elas dormirem após…
MARCELO LEITE – FOLHA DE SÃO PAULO Uma velha discussão sobre a relação de viagens psicodélicas com psicoses ganhou novas luzes com a análise automatizada do que psiconautas falam depois de tomar LSD. A concepção…
ISABELA PALHARES – FOLHA DE SÃO PAULO Fechar os olhos das crianças e estimular que “enxerguem” as letras com os outros sentidos sensoriais acelera o processo de alfabetização. O aprendizado é ainda mais eficaz e duradouro se…