Instituto do Cérebro abre matrícula para disciplina da pós 

De 2 a 12 de março de 2026, estão abertas as matrículas para a disciplina Neurogenética e Epigenética no Autismo, ministrada pelo professor Rodrigo Romcy Pereira no Instituto do Cérebro. As aulas serão realizadas de 13 de março a 24 de julho de 2026 – sextas à tarde, das 14h55 às 18h30 – e, além dos alunos da pós-graduação em Neurociência do ICe, serão aceitos estudantes de outros programas de pós-graduação da UFRN ou de outras instituições.

Para se matricular, é pré-requisito ter graduação em alguma das áreas afins (Psicologia, Biomedicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Ciências Biológicas, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Enfermagem, Terapia Ocupacional) e enviar RG, CPF e Diploma para o endereço pg@neuro.ufrn.br. Será dada preferência a alunos matriculados em algum Programa de Pós-Graduação nas áreas afins (tanto da UFRN quanto de fora).


A disciplina terá carga horária de 60h e conta com 30 vagas, sendo 50% destinada a alunos da UFRN. Alunos de pós-graduação da UFRN podem solicitar matrícula via SIGAA (NEU 0089 – Neurogenética e Epigenética no Autismo). O conteúdo programático irá abordar os fundamentos genéticos e epigenéticos relacionados ao neurodesenvolvimento e ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), contemplando temas como:

  • Herança mendeliana e genética/epigenética molecular;
  • Genes e neurodesenvolvimento;
  • Bases genéticas e epigenéticas do comportamento;
  • Genética e epidemiologia do autismo;
  • Organização e função sináptica, neuroplasticidade e citoarquitetura cerebral no TEA;
  • Diferenças entre sexos no autismo;
  • Interações entre sistemas fisiológicos e epigenética no TEA.

Não perca a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em uma área estratégica e em expansão nas Neurociências! Para mais informações, escreva para pg@neuro.ufrn.br.