Professor Wolf Singer visita Instituto do Cérebro e ministra aula inaugural do semestre letivo

O neurocientista alemão Wolf Singer está de passagem pelo Brasil e veio a Natal para conhecer o Instituto do Cérebro, cuja diretora, professora Kerstin Schmidt, foi sua orientanda no doutorado e colaboradora de longo tempo no Instituto Max Planck for Brain Research em Frankfurt, assim como o professor Sergio Neuenschwander. O evento foi aberto com uma apresentação da Roda de Choro da UFRN e boas-vindas do reitor da universidade, professor Daniel Diniz.

A professora Kerstin Schmidt apresentou o convidado, que falou por pouco mais de uma hora para um auditório lotado e atento. A aula, intitulada “The cerebral cortex: a recurrent oscillator network” apresentou um pouco do campo de estudos do professor Singer, renomado neurofisiologista com um trabalho fundamental dentro da neurociência.

A seguir, alguns registros da visita que o Instituto do Cérebro teve a honra de receber.

Wolf Singer
O professor Wolf Singer é membro científico da Sociedade Max Planck e atuou como diretor do Instituto Max Planck para Neurociências em Frankfurt, de 1981 a 2011. Além disso, é fundador e diretor do Instituto Ernst Strüngmann (ESI) para Neurociência, em cooperação com a Sociedade Max Planck, na Alemanha. Ele também desempenhou um papel crucial como fundador e diretor do Instituto de Estudos Avançados de Frankfurt (FIAS), também na Alemanha. Singer já ocupou a presidência da Associação Europeia de Neurociência e do Conselho de Diretores da Max Planck, além de ser membro tanto da Academia Nacional de Ciências quanto da Academia Nacional Alemã Leopoldina.