›  Home  ›  undergrad  ›  disciplinesOffered  
disciplinesOffered

ICE1010 - Análise de sinais discretos (60H)

Apresentação dos pilares da Teoria da Informação e discussão dos principais métodos de análise de sinais discretos (rastergrama, sincronia neuronal, autocorrelação, codificação e decodificação neuronal e entropia).

ICE1018 - Desenvolvimento do sistema nervoso (30H)

Apresentar os aspectos mais importantes do desenvolvimento do sistema nervoso central e correlacionar os seus mecanismos com potenciais estratégias de reparo do tecido neural lesado.

ICE1044 - Ecologia, Evolução e Desenvolvimento (60H)

Como o estudo do desenvolvimento embrionário integra as relações gene-ambiente-organismo na teoria evolutiva.

ICE1041 - Endocrinologia comportamental (60H)

Discutir mecanismos de regulação, síntese e secreção dos hormônios, suas expressões comportamentais e repercussões sobre a atividade do organismo humano, na saúde e na doença.

ICE1021 - Evolução do sistema nervoso (30H)

Apresentar uma visão panorâmica da evolução do sistema nervoso de invertebrados a mamíferos. Expondo as características básicas de sua organização estrutural e funcional, nos seus diferentes estágios evolutivos, e as pressões adaptativas envolvidas durante o processo evolutivo.

ICE1043 - Genética do Comportamento Animal (30H)

Discussão dos princípios da influência do código genético na expressão e controle do comportamento. Apresentação de conceitos básicos de biologia molecular e etologia. Explicações a cerca de experimentos e descobertas recentes sobre a influência de genes no comportamento animal.

ICE1022 - Interfaces cérebro-máquina e neuromodulação (60H)

O objetivo desta disciplina é apresentar o estado-da-arte dos estudos de neuromodulação e de interfaces cérebro-máquina.

ICE1037 - Introdução à neurociência (30H)

Introduzirá os principais conceitos associados ao funcionamento do sistema nervoso, bem como apresentará e discutirá os experimentos seminais responsáveis pela construção do arcabouço teórico da neurociência do século XXI.

ICE1008 - Introdução à neuroquímica (30H)

Apresentação dos agentes farmacológicos e seus mecanismos de ação. Discussão sobre o uso de compostos endógenos e exógenos em doenças e no entretenimento.

ICE1035 - Introdução ao Método Científico (30H)

Familiarização com a vida científica, através de práticas que auxiliem nas pesquisas. Como, por exemplo, leitura de artigos científicos, manuseio de ferramentas de busca bibliográfica, coleta e organização de dados, construção de tabelas e gráficos, redação de relatórios e projetos científicos.

ICE1007 - Matlab para neurocientistas (30H)

Introduzir comandos básicos do MATLAB para permitir um rápido acesso às potencialidades do ambiente.

ICE1001 - Neurobioligist cell (60H)

Apresentar a organização estrutural e molecular da célula, com seus componentes bioquímicos. Ênfase nas técnicas contemporâneas de estudo da fisiologia celular.

ICE1040 - Neurobiologia da música (30H)

Introduzir os sistemas sensoriais e a percepção auditiva. Discutir os mecanismos biológicos envolvidos na percepção da música, apresentando os aspectos físicos da onda sonora, bem como as estruturas biológicas envolvidas na percepção, cognição e execução de música.

ICE1038 - Neurobiologia do movimento (30H)

Introduzirá os principais conceitos associados ao controle do movimento e as bases neurofisiológicas da ação.

ICE1039 - Neurobiologia dos sentidos (60H)

Tem por objetivo desenvolver o entendimento das estruturas dos órgãos sensoriais. Discutir os mecanismos corticais responsáveis percepção. Estudar os requisitos, bem como os períodos críticos, para o desenvolvimento dos sistemas sensoriais.

ICE1032 - Neurociência Aplicada ao Direito (60H)

Estudo dos modos em que o avanço das neurociências podem afetar a moral e o direito. Análise de situações da prática jurídica onde tais conhecimentos foram decisivos para a solução de casos. Discussão e elaboração de desfechos para casos jurídicos hipotéticos.

ICE1025 - Neurociência básica no processo de aprendizagem (60H)

Contribuir para o desenvolvimento de uma pedagogia científica, capaz de aplicar de maneira crítica o conhecimento sobre o cérebro para o desenvolvimento de novas abordagens educacionais.

ICE1028 - Neuroeconomia (60H)

Essa disciplina tem o objetivo de aproximar duas áreas de conhecimento, a Economia e a Neurociência, como forma de favorecer a discussão de novas ideias e conceitos sobre julgamento, tomadas de decisão e motivação.

ICE1019 - Neuroetologia (30H)

Fornecer conceitos sobre a neurobiologia do comportamento, buscando estabelecer correlações entre a atividade neuronal e a expressão do comportamento, agrupando ecológicas, genéticas, neurofisiológicas e farmacológicas.

ICE1003 - Seminários em neurociência (30H)

Apresentar as descobertas recentes em neurociência, em formato de seminários de forma a possibilitar ao aluno um contato direto com pesquisadores, pós-graduandos e professores do Instituto do Cérebro.