Segundo ciclo de palestras da Semana do Cérebro acontece segunda, 26

Por Marcelha Pereira

A Semana do Cérebro, organizada no Rio Grande do Norte pelo Instituto do Cérebro (ICe/UFRN), está ocorrendo desde o dia 19 de outubro de forma totalmente on-line. Com o tema Mulheres na neurociência: singulares e altamente conectadas e uma programação recheada, o evento dá início, segunda-feira, 26, à segunda e última semana. A transmissão das palestras, desta vez, acontecerá por meio do canal do Centro Estadual de Educação Profissional Professora Lourdinha Guerra.

Este segundo ciclo da versão norte-rio-grandense do evento é sempre dedicado a ações para além dos muros da UFRN, trocando o conhecimento científico com comunidades fora do ambiente universitário. “Já fizemos palestras dentro de um assentamento do MST na zona norte de Natal e, em parceria com o Instituto Santos Dumont, também fomos a uma comunidade quilombola de Macaíba. Mais de uma vez, fomos a uma biblioteca pública no bairro das Rocas, em Natal, onde as escolas puderam levar seus alunos”, conta Fernanda Palhano, coordenadora desse ciclo da Semana do Cérebro, junto com Eduardo Sequerra. 

Em 2020, a parceria para o formato virtual foi realizada com o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Professora Lourdinha Guerra, localizado em Parnamirim/RN. A colaboração surgiu graças ao neurocientista, ex-pesquisador do ICe/UFRN e atual professor do CEEP, Raphael Bender, que facilitou a organização da ação.

“Quando eu estava no ICe, já participava ativamente da Semana do Cérebro e achava incrível a possibilidade de levar ciência além dos limites da universidade. Trazer a Semana do Cérebro para a escola é fantástico, porque possibilita que estudantes do ensino médio possam conhecer um pouco do que está sendo produzido na universidade, algo que está a alguns poucos meses de distância para esses estudantes, mas muitos deles não fazem ideia do que vão encontrar por lá”, afirma Raphael. 

Além de cooperar com a ação, o neurocientista também vai apresentar uma palestra durante a Semana do Cérebro. A conversa Estudar música pode te deixar mais inteligente? vai acontecer na terça-feira, 27, às 15h, e abordará a importância dos estímulos ambientais para o desenvolvimento das mais diversas habilidades cognitivas. De acordo com Raphael, estudar música envolve um conjunto de treinamentos, como o treino de habilidades perceptuais, o desenvolvimento da integração sensório-motora e o estabelecimento de relações sociais relacionadas à prática em grupo.

Totalmente aberto ao público, o segundo ciclo da Semana do Cérebro vai contar ainda com a participação de diversos pesquisadores do ICe/UFRN, assim como cientistas do Instituto Santos Dumont, da Universidade de Oxford e do Coletivo Maria Emília. Entre os temas, serão discutidos os estímulos cerebrais, memória, fala, saúde mental, drogas e a questão de gênero na ciência.

Confira a programação completa:

Segunda – 26/10

14h30 – Sérgio Neuenschwander (ICe) – E se um porco falasse? Fronteiras da Neurociência

15h00 – Lucas Galdino (ICe) – Ilusões visuais

15h30 – Geissy Araújo (ICe) – Reduzindo a ansiedade através da respiração

Terça – 27/10

14h30 – Felipe Brum (ICe) – O cérebro plástico

15h00 – Eduardo Sequerra (ICe) – Quando o embrião vira uma pessoa? 

15h30 – Dráulio Araújo (ICe) – Drogas

Quarta – 28/10

14h30 – Carolina Gonzalez (Instituto Santos Dumont) – Onde e como se guardam nossas memórias?

15h00 – Claudio Queiroz (ICe) – Os limites de nossa memória: construindo curvas de lembrança e de esquecimento

Quinta – 29/10

14h30 – Daniel Takahashi (ICe) – Os animais falam?

15h00 – Raphael Bender (CEEP) – Estudar música pode te deixar mais inteligente?

15h30 – Vítor Lopes (Universidade de Oxford) – Como medimos o que o cérebro está fazendo?

Sexta – 30/10

14h30 – Heloysa Araújo (Coletivo Maria Emília) – Viés de gênero na ciência – existe cérebro feminino e masculino?

15h00 – Marina Ribeiro (ICe) – O que uma menina pode ser quando crescer?: viés de gênero na infância

15h30 – Kia Leão (ICe) – Como virar uma cientista? Escolhas e estratégias

ICe prepara Semana do Cérebro totalmente online

A pandemia adiou a tradicional Semana do Cérebro que ocorre todo mês de março no Rio Grande do Norte, dentro da programação nacional do evento, pelo Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mas não impediu sua realização. Com o tema Mulheres na neurociência: singulares e altamente conectadas, a coordenação de Extensão da unidade, com apoio das estudantes e pós-doutorandas, preparou uma vasta programação online que acontece entre os dias 19 e 30 de outubro, através do canal do YouTube do ICe e por meio do canal do Centro Estadual de Educação Profissional Professora Lourdinha Guerra, em Parnamirim.

Em sua 9ª edição, a Semana do Cérebro é espaço de discussão sobre os avanços das pesquisas em desenvolvimento nas Neurociências, mas também para aproximar a população deste tema. Nos últimos anos, mesas realizadas para discutir a participação da mulher no desenvolvimento científico geraram largo interesse, a ponto de, neste ano, inspirar o tema principal do evento. Todas as informações estão no site da Semana.

Para a servidora e neurocientista Fernanda Palhano, coordenadora da programação junto ao Ceep Lourdinha Guerra, apesar dessa situação de crise sanitária que estamos enfrentando, as expectativas para a Semana do Cérebro são as melhores possíveis. “Sempre foi uma preocupação nossa levar a Semana para crianças e jovens e a parceria com a escola vai possibilitar que mais ou menos 500 alunos tenham acesso às atividades e palestras de maneira síncrona. Além disso, o engajamento dos professores e alunos do ICe foi enorme, de forma que conseguiremos abordar diferentes assuntos dentro das Neurociências. A programação está muito interessante. Também esperamos deixar todas as atividades gravadas e disponíveis no canal do ICe, ampliando ainda mais o alcance da Semana”, reforça.

A Semana Nacional do Cérebro (SNC) é uma iniciativa pautada na divulgação dos avanços e benefícios resultantes do estudo do cérebro promovida em todo o Brasil pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) e parte integrante da Brain Awareness Week (BAW). Todos os anos, Universidades, Hospitais e outras organizações, inclusive agências do governo, unem-se durante uma semana para realizar um esforço coletivo de popularização dos conhecimentos oriundos das neurociências, aproximar a ciência das pessoas e mostrar o quanto a educação é essencial no desenvolvimento da sociedade.

Para acessar a programação completa é só acessar o site da Semana do Cérebro.

Retorno das atividades da Semana do Cérebro

A pandemia adiou a tradicional Semana do Cérebro que ocorre todo mês de março no Rio Grande do Norte, dentro da programação nacional do evento, pelo Instituto do Cérebro (ICe/UFRN), mas não impediu sua realização. Com o tema “Mulheres na neurociência: singulares e altamente conectadas”, a coordenação de Extensão da unidade, com apoio das estudantes e pós-doutorandas, preparou uma vasta programação online que acontece entre os dias 19 e 30 de outubro, através do canal do ICe no YouTube e por meio do canal do Centro Estadual de Educação Profissional Professora Lourdinha Guerra, em Parnamirim.

ICe adia Semana do Cérebro

Preocupado com o avanço do coronavírus, sobretudo depois da recomendação da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do RN de não serem realizados eventos com mais de 100 pessoas no estado, o Instituto do Cérebro da UFRN (ICe) decidiu adiar a 9ª edição da Semana do Cérebro, que iria acontecer na próxima semana. Estavam agendadas atividades em Natal e em Santa Cruz. De acordo com o coordenador de Extensão do ICe, Eduardo Sequerra, uma nova data será divulgada em breve, assim que a situação epidemiológica melhorar. 

Neste ano, a programação teria início na segunda-feira, 16, com palestras no auditório do Instituto Metrópole Digital (IMD), em Natal, e na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa), em Santa Cruz. Estavam agendadas ainda oficinas na Biblioteca Virgílio Urbano de Araújo/ Indústria do Conhecimento, no Bairro das Rocas, e no Sesc Cidadão de Ponta Negra, também em Natal. As atividades se encerrariam no dia 20. 

Semana do Cérebro é uma das principais atividades de extensão do ICe, cujo objetivo é levar conhecimento sobre as neurociências para a população, principalmente para alunos das redes públicas de ensino do estado. A atividade faz parte da Semana Nacional do Cérebro (SNC), criada para divulgar os avanços e benefícios resultantes do estudo do cérebro em todo o país. 

ICe divulga programação da Semana do Cérebro 2020

Estão abertas as inscrições para a 9ª Semana do Cérebro, realizada no Rio Grande do Norte pelo Instituto do Cérebro da UFRN (ICe). O evento, que tem como objetivo popularizar os conhecimentos oriundos das neurociências e mostrar a importância da ciência para a sociedade, acontece de 16 a 20 de março, em Natal e Santa Cruz, com todas as atividades gratuitas. As informações gerais podem ser vistas no site da Semana.

O ponto alto deste ano serão os debates que acontecem no auditório do Instituto Metrópole Digital (IMD) em Natal. Na primeira noite, a pesquisadora Marina Ribeiro apresenta o projeto Sementinhas da Ciência: aguardando a colheita. Em seguida, uma mesa-redonda discute o lugar das mulheres na ciência, com as presenças das pesquisadoras Elisama Vieira (ECT), Raquel Diniz (Depsi), Daiana Golbert (ICe) e Natalia Mota (ICe), escolhida pela Forbes uma das mulheres mais poderosas do Brasil em 2020.

No dia 17, as palestras continuam com a pesquisadora Karina Azevedo (Depsi), que discutirá sobre o sofrimento em estudantes universitários e suicídio, com Fernanda Palhano (ICe), que tratará dos efeitos antidepressivos da ayahuasca, e Carolina Gonzalez (ISD), que falará sobre as memórias.

Na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa/UFRN), no município de Santa Cruz, também haverá atividades nos dias 16 e 17. No primeiro dia, um ciclo de palestras aborda os temas de inteligência emocional e artificial, ciclos hormonais, cognição e daltonismo. A discussão acontece no Auditório Hugo Tavares, às 18h, sob coordenação dos estudantes e pesquisadores de Psicologia.

No dia seguinte, haverá uma “blitz” pelos corredores da Facisa, trazendo como tema central os psicodélicos. Durante todo o dia, estudantes e professores apresentarão os efeitos que drogas como cocaína, nicotina, maconha e anfetaminas provocam no cérebro humano. 

Os dois últimos dias do evento contarão com oficinas sobre neuroanatomia, sentidos humanos e drogas, novamente em Natal. No dia 19, na Biblioteca Virgílio Urbano de Araújo/Indústria do Conhecimento, e no dia 20, no Sesc Cidadão. As duas atividades acontecem das 9h às 16h30.

Semana Nacional do Cérebro (SNC) é uma iniciativa para divulgar os avanços e benefícios resultantes do estudo do cérebro. A ação é promovida em todo o Brasil pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) e parte integrante da Brain Awareness Week (BAW). As atividades são livres e abertas a todos os públicos a partir dos 10 anos de idade.

Semana do Cérebro 2019 recebe mais de 500 visitas

A cidade de São José do Seridó, distante 245 km de Natal, foi movimentada na última semana pelas atividades da Semana do Cérebro 2019, promovida pela equipe do Instituto do Cérebro (ICe), da UFRN. Os trabalhos tiveram o apoio da prefeitura de São José do Seridó, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Os dois dias de evento, 14 e 15 de março, foram marcados por palestras e oficinas de neurociências, que reuniu público oriundo, em sua maioria, das escolas municipais e estaduais da região.

Josimar Araújo de Medeiros, professor do Estado que participou da abertura na quinta à noite, disse que o Instituto mexeu numa questão importante. “Muito pertinente falar da dificuldade que se tem hoje de tocar o trabalho em sala de aula, assim como a necessidade de fazer ensino tendo proximidade com a prática”. Para ele, é produtivo que outras iniciativas desse tipo se repitam.  

A professora do município Maria Auxiliadora, disse que a Semana do Cérebro foi importante para que os alunos não se limitem apenas na teoria da sala de aula. “Como  as apresentações foram organizadas aqui, os alunos tiveram acesso a atividades que se desenvolvem na prática e assim aprendem de outra maneira”, destacou.

Para Eduardo Sequerra, coordenador de Extensão do ICe, além dos benefícios que a Semana trouxe para a cidade, ela foi muito importante para os alunos de pós-graduação nas neurociências, que estão sendo desafiados a passarem informações para o público em geral. “Falar sobre neurônios para crianças, por exemplo, é uma coisa que eles não costumam fazer e isso é muito importante para a sua formação”, registrou.

A próxima edição da Semana do Cérebro acontecerá em março de 2020. O registro das atividades deste ano podem ser vistos nas redes e mídias sociais do Instituto do Cérebro da UFRN. No Facebook ou Instagram.

Memorial da Capoeira recebe oficinas em neurociências do Instituto do Cérebro

O terceiro dia da 8ª Semana do Cérebro vai unir história do Brasil e neurociências. É que o Instituto do Cérebro da UFRN, responsável pelo evento, organizou uma programação diferente em parceria com o Memorial da Capoeira. O espaço construído pela comunidade no bairro Cidade Nova para preservar essa expressão cultural brasileira, estará aberto das 8h às 17h com entrada gratuita.

O público interessado terá acesso a duas atividades. Primeiro farão um percurso pela história da capoeira, exposta nas paredes, maquetes e cenários do Memorial e, em seguida, acessarão as oficinas do Instituto do Cérebro. Além de conhecimentos básicos nas neurociências, poderão acompanhar e participar de experimentos em bioleletrogênese, neuroanatomia, memória, sentidos, realidade virtual, mão mioelétrica, drogas, caixa ótica, emotive e estimulação elétrica funcional que integram parte das pesquisas desenvolvidas no Instituto.

A Semana do Cérebro é uma iniciativa pautada na divulgação dos avanços e benefícios resultantes do estudo do cérebro promovida em todo o Brasil pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) e parte integrante da Brain Awareness Week (BAW).

No Rio Grande do Norte, começou com um Ciclo de Palestras em neurociências realizadas nos dias 11 e 12. Nesta quarta-feira, 14, a equipe do Instituto do Cérebro segue para o município de São José do Seridó, onde ficará até sexta-feira, 15. Além de workshop com professores, serão realizadas oficinas para alunos das redes públicas e privadas da cidade.

UFRN inicia atividades da 8ª Semana do Cérebro

A partir desta segunda-feira, 11, tem início a 8ª Semana do Cérebro, com a realização de diversas atividades sobre neurociências, tecnologia e inovação. O evento, promovido pelo Instituto de Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é gratuito e possui ações programadas até a sexta-feira, 15.

Para começar, nesta segunda-feira, a partir das 18h30 será promovida uma série de palestras no auditório B205 do Instituto Metrópole Digital (IMD) com a participação de professores e pesquisadores da UFRN. As palestras continuam no dia seguinte, 12, no mesmo local e horário, com temáticas diferentes.

Durante os dois dias de palestras neurocientistas e pesquisadores de outras áreas realizam apresentações e debates sobre temas diversos na ciência, como sono, autismo, comportamento, memória, neuroengenharia, terapia celular, política e educação. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.

Para conferir mais detalhadamente a programação da 8ª Semana do Cérebro basta acessar o site oficial do evento.

Semana do Cérebro

A Semana do Cérebro é uma iniciativa pautada na divulgação dos avanços e benefícios resultantes do estudo do cérebro promovida em todo o Brasil pela Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNeC) e parte integrante da Brain Awareness Week (BAW).

Semana do Cérebro 2019 acontece de 11 a 15 de março

O Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ICe-UFRN) começou a divulgar a programação da Semana do Cérebro 2019. As atividades acontecem de 11 a 15 de março com palestras, debates e oficinas entre os municípios de Natal e São José do Seridó.

Pesquisadores das neurociências e áreas afins se encontram nos dias 11 e 12 no ciclo de palestras sobre o tema que acontece no auditório B205 do Instituto Metrópole Digital (IMD). Qualquer pessoa interessada em participar pode realizar a inscrição gratuita até o dia do evento, com direito a certificado de horas de participação.

No dia 13, oficinas de neurociências acontecem no Memorial da Capoeira, no bairro Cidade Nova. Escolas, grupos assistidos pelo município e sociedade participarão do momento de interação com a ciência.

A Semana encerra nos dias 14 e 15 com programação em São José do Seridó, a 245 km de Natal. Na noite do primeiro dia, o neurocientista Bryan Souza realiza workshop para os professores com o tema “Ciência, política e educação”.

No último dia, a Prefeitura vai mobilizar todas as escolas para que alunos e professores tenham acesso às oficinas de neurociências que serão apresentadas no Ginásio Poliesportivo Pedro Laurentino de Medeiros o dia inteiro.

A Semana Nacional do Cérebro (SNC) é uma iniciativa pautada na divulgação dos avanços e benefícios resultantes do estudo do cérebro promovida em todo o Brasil pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) e como parte integrante da Brain Awareness Week (BAW).

Inscrições são realizadas através do site www.neuro.ufrn.br/semanadocerebro. Dúvidas podem ser tiradas através do e-mail: contato@neuro.ufrn.br

Semana do Cérebro movimenta cerca de 800 participantes em Serra Negra do Norte  

Pelo menos 800 pessoas participaram do encerramento da 7ª edição da Semana do Cérebro em Serra Negra do Norte, no Seridó Potiguar. Todas as aulas das escolas municipais foram transferidas para a atividade que aconteceu no ginásio poliesportivo Gastão Mariz. Também participaram as escolas do Estado, as particulares e as faculdades à distância do município.

Esta foi a primeira vez que o Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ICe-UFRN) realizou este evento fora da região metropolitana. O resultado superou as expectativas, mostrando que a Universidade precisa acessar cada vez mais a população.

Para o coordenador de extensão do ICe-UFRN, Eduardo Sequerra, a extensão tem como objetivo transformar a linguagem científica em acessível e aumentar  o acesso das pessoas a esse conhecimento. “Para isso, é preciso criarmos parceiras para acessar esses públicos que não têm acesso. Por isso, a parceira com a prefeitura de Serra Negra do Norte foi tão importante.

O prefeito Sérgio Fernandes agradeceu a parceira e disse que deixará as portas abertas para o ano que vem. Petrúcio Ferreira, Secretário de Educação, destacou o momento de troca de saberes. “Temos a oportunidade de ver a universidade se interiorizando e compartilhando conhecimento conosco, movimentando nossas escolas e a nossa cidade”, completou.

A Semana do Cérebro é promovida em todo o Brasil pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), como parte da Brain Awareness Week (BAW) e Dana Alliance for Brain Initiatives em todo o mundo. Aqui no RN é realizada pelo ICe-UFRN, em parceria com o Instituto Santos Dumont (ISD) e o Programa de Pós-graduação em Piscobiologia (PsicoBio-UFRN).