O Programa de Pós-Graduação em Neurociências (PGNeuro) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nasceu com a função de estabelecer no Estado do Rio Grande do Norte um centro de pesquisa de ponta em neurociência básica e aplicada. A PGNeuro reúne um corpo multidisciplinar de pesquisadores com produtividade de nível internacional e especialidade nas principais áreas das neurociências. Esse perfil objetiva promover a máxima liberdade de investigação, permitindo a realização de pesquisas orientadas, sem restrição de métodos.

Almeja-se atender uma demanda acadêmica essencialmente nacional, mas com abertura para candidatos estrangeiros. O Programa objetiva uma formação completa e atualizada em Neurociências, com disciplinas e pesquisa compreendendo os níveis molecular, celular, sistêmico e computacional. A principal meta do candidato deve ser seguir carreira acadêmica em ensino e/ou pesquisa competitiva internacional. Para isso, os alunos serão expostos a uma formação ampla, interdisciplinar, profunda e atualizada em Neurociências, com abundantes recursos intelectuais e materiais para a pesquisa.

O PGNeuro atua em 3 linhas de pesquisa principais: (i) Neurobiologia de Sistemas & Cognição, (ii) Neurobiologia Celular & Molecular, e (iii) Neurociência Computacional, Neuroinformática, Neuroengenharia & Neuroterapia.