UFRN sedia Encontro Regional de Cientistas e Educadores

Date Published:Sep 30, 2016

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com a Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE), realiza o Encontro Regional de Cientistas e Educadores, neste sábado (8), das 9h às 14h, no Anfiteatro das Aves do Centro de Biociências (CB), localizado no Campus Central. <p> O evento tem o objetivo de reunir cientistas, educadores e gestores para discutir os gargalos da educação brasileira, abordando temas como os fatores fisiológicos que influenciam o aprendizado, ensino de ciências naturais e matemáticas, alfabetização e compreensão da leitura, o papel do professor na aprendizagem, transtornos de aprendizagem, desigualdade educacional e histórias de sucesso na educação e na sociologia da cultura. <p> De acordo com o neurocientista e palestrante do evento, Sidarta Ribeiro, “especialmente no cenário brasileiro de subdesenvolvimento educacional, precisamos investigar sistematicamente a dieta, o sono e os exercícios físicos para otimizar o aprendizado escolar, pois o investimento na resolução de fatores fisiológicos limitantes pode permitir avanços substantivos, rápidos e em larga escala na nossa educação.” <p> As discussões levantas no evento regional serão levadas para debate no I Encontro Nacional de Cientistas e Educadores, que ocorre nos dias 9 e 10 de dezembro, no Museu do Amanhã no Rio de Janeiro (RJ). Para participar do encontro em Natal, não é preciso efetuar inscrição. Os interessados também podem acompanhar a transmissão do evento ao vivo pelo YouTube: <a target=_blank" href="https://www.youtube.com/watch?v=_JZsJKIZNH4">https://www.youtube.com/watch?v=_JZsJKIZNH4</a>. <br></br> <br></br> <b>Rede CpE</b> <p> Criada em novembro de 2015, a Rede CpE é formada por mais de 70 grupos de pesquisas de todo o país unidos com o intuito de estimular estudos científicos que possam dar lastro a práticas e políticas educacionais baseadas em evidências. O projeto conta com o apoio do Instituto Ayrton Senna, do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação industrial (Embrapii) e do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). <br></br> <br></br> <b>Programação</b> <br></br> <b>9:00 – 9:10 – Boas vindas – John Araújo (UFRN)</b> <br></br> <b>9:10 – 9:40</b> – Apresentação da Rede Nacional de Ciência pela Educação – Marília Zaluar P. Guimarães (UFRJ) <br></br> <b>9:40 – 10:20</b> – Apresentação do documento “Fatores fisiológicos que influem sobre a educação” – Sidarta Ribeiro (Ice – UFRN) <br></br> <b>10:20 – 11:00</b> – Pós-Graduação “Ensino de Ciências Naturais e Matemáticas ” – Ivanise Cortez (UFRN) coordenadora do programa. <br></br> <b>11:00 – 11:30</b> – Intervalo <br></br> <b>11:30 – 14:00</b> – Um debate aberto sobre os temas: <br></br> <b>(1)</b> Alfabetização e compreensão da leitura – Coordenação Janaina Weissheimer (UFRN) e Angela Naschold (UFRN); <br></br> <b>(2)</b> Professor como profissional da aprendizagem, mais do que do ensino (licenciaturas e formação de professores) – Coordenação André Ferrer Martins (UFRN) e Janaina Weissheimer (UFRN) <br></br> <b>(3)</b> Mecanismos e Transtornos da aprendizagem – Coordenação Natalia Mota (UFRN) <br></br> <b>(4)</b> Desigualdade educacional (sociologia da educação); <br></br> <b>(5)</b> Histórias de sucesso: educação e sociologia da cultura – Coordenação Rute Sousa (UFRN)

Source: Assessoria de Comunicação - Instituto do Cérebro

Web site: https://www.youtube.com/watch?v=_JZsJKIZNH4