›  Página inicial  ›  aboutus  ›  overview

O Instituto do Cérebro ocupa instalações de 860m2 na Av. Nascimento de Castro no 2155 e sedia o Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFRN em níveis de mestrado e doutorado. Com o objetivo de contribuir para a formação multidisciplinar dos alunos de graduação da UFRN, o Instituto do Cérebro também desenvolve o eixo de Neurociências no âmbito do Bacharelado em Ciência e Tecnologia na Escola de Ciência e Tecnologia da UFRN. O Instituto do Cérebro da UFRN começou a ser idealizado em 1995, quando um grupo de neurocientistas brasileiros atuando no exterior planejou construir no Brasil um centro de pesquisa de ponta sobre o Cérebro capaz de promover ampla liberdade de idéias, excelência científica, formação de recursos humanos qualificados e transformação social. O projeto se concretizou na UFRN com grande apoio do MEC e do MCTI. Um esforço de recrutamento internacional fez com que, nos últimos 5 anos, vários pesquisadores brasileiros e estrangeiros com treinamento em importantes centros de pesquisa dos EUA e da Europa se radicassem em Natal e se lançassem à tarefa de construir o Instituto do Cérebro da UFRN. Contamos atualmente com docentes, técnicos, pós-doutorandos, pós-graduandos e alunos de graduação em iniciação científica, totalizando 92 pessoas envolvidas em ensino, pesquisa e extensão em novembro de 2011. As pesquisas desenvolvidas no Instituto do Cérebro são publicadas em periódicos de grande circulação internacional e abrangem diversas linhas de pesquisa relacionadas à dinâmica do sistema visual, conexões sensorimotoras, neurobiologia celular, oscilações neurais, comunicação animal, papel cognitivo do sono, modelos computacionais de circuitos neurais, neuroengenharia, bem como o estudo dos mecanismos e possíveis tratamentos para epilepsia, doenças vasculares, psicoses, depressão e outros transtornos neurais. Diversas parcerias de ensino e pesquisa foram estabelecidas entre docentes do Instituto do Cérebro e docentes dos Departamentos de Fisiologia, Biofísica, Bioquímica, Engenharia da Computação e Automação e Engenharia Biomédica. O Instituto do Cérebro desenvolve também uma parceria estratégica com o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), que abriga o laboratório de Neuroimagem Funcional. Docentes e pós-graduandos do Instituto do Cérebro participam também de pesquisas utilizando polissonografia no HUOL. O Instituto do Cérebro realiza ainda diversas ações de extensão de cunho científico, cultural e esportivo com crianças, adolescentes e adultos oriundos de escolas públicas, hospitais públicos e comunidades carentes. Os projetos de extensão são realizados em parceria com os departamentos de Educação e Educação Física e com a Escola de Música da UFRN, além da Secretaria de Assistência Social de Parnamirim/RN, da Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (FARN) e diversas escolas públicas de Natal.

Últimas atualizações