›  Página inicial  ›  undergrad  ›  disciplines  
disciplines

ICE1011 - Análise de sinais contínuos (60H)

Apresentação dos ritmos do cérebro. Análise de potenciais evocados, decomposição espectral, normalizações, convoluções, filtros, acoplamentos oscilatórios.

ICE1010 - Análise de sinais discretos (60H)

Apresentação dos pilares da Teoria da Informação e discussão dos principais métodos de análise de sinais discretos (rastergrama, sincronia neuronal, autocorrelação, codificação e decodificação neuronal e entropia).

ICE1026 - Bases neurais da comunicação humana (60H)

O objetivo desse componente curricular é apresentar conceitos gerais de neurociências e sua relação com a produção da linguagem. Disciplina especialmente criada para alunos de Fonoaudiologia, com enfoque nos processos neurobiológicos associados à audição, linguagem e aprendizado.

ICE1029 - Bases neurais da leitura (60H)

Discutir a evolução da leitura em humanos, apresentando os mecanismos neurais e as adaptações cerebrais envolvidas nessa habilidade cognitiva. Analisar ainda os aspectos culturais e antropológicos da leitura e escrita, bem como a transformação da leitura com o advento das novas tecnologias.

ICE1034 - Bases Neurofisiológicas da Meditação e Yoga (60H)

Apresentar os fundamentos das principais técnicas não-invasivas de investigação do cérebro humano e os elementos essenciais das práticas meditativas e do Yoga.

ICE1004 - Biofísica neural (30H)

Compreender os fenômenos físicos e químicos associados com a comunicação e processamento de informação pelo sistema nervoso.

ICE1033 - Comunicação Científica (30H)

História da comunicação científica. Métodos e práticas da pesquisa acadêmica. Fontes e busca bibliográfica. Organização de ideias e construção de um argumento. Redação técnica e jornalística. Formatação, revisão e edição do texto. Softwares de formatação bibliográfica. Arte gráfica: gráficos, figuras e diagramas. Revisão por pares. Plágio e ética na comunicação.

ICE1018 - Desenvolvimento do sistema nervoso (30H)

Apresentar os aspectos mais importantes do desenvolvimento do sistema nervoso central e correlacionar os seus mecanismos com potenciais estratégias de reparo do tecido neural lesado.

ICE1041 - Endocrinologia comportamental (60H)

Discutir mecanismos de regulação, síntese e secreção dos hormônios, suas expressões comportamentais e repercussões sobre a atividade do organismo humano, na saúde e na doença.

ICE1021 - Evolução do sistema nervoso (30H)

Apresentar uma visão panorâmica da evolução do sistema nervoso de invertebrados a mamíferos. Expondo as características básicas de sua organização estrutural e funcional, nos seus diferentes estágios evolutivos, e as pressões adaptativas envolvidas durante o processo evolutivo.

ICE1024 - Fundamentos de bioinformática (60H)

Introdução à área de Bioinformática, enfatizando as principais aplicações da mesma nas ciências da vida.

ICE1043 - Genética do Comportamento (30H)

Discussão dos princípios da influência do código genético na expressão e controle do comportamento. Apresentação de conceitos básicos de biologia molecular e etologia. Explicações a cerca de experimentos e descobertas recentes sobre a influência de genes no comportamento animal.

ICE1030 - Genômica: Conceitos e Aplicações (60H)

Propiciar aos alunos condições para uma avaliação crítica da área de genômica e suas diversas aplicações.

ICE1012 - História da neurociência (30H)

Viagem pelas grandes descobertas da neurociência e seus principais personagens ao longo dos últimos 3000 anos.

ICE1017 - Imagem por ressonância magnética em neurociências (60H)

Oferecer conceitos físicos associados às áreas de imagens por Ressonância Magnética Nuclear, dando condições aos estudantes de entender as diferentes estratégias e aplicações médicas dessa técnica.

ICE1022 - Interfaces cérebro-máquina e neuromodulação (60H)

O objetivo desta disciplina é apresentar o estado-da-arte dos estudos de neuromodulação e de interfaces cérebro-máquina.

ICE1037 - Introdução à neurociência (30H)

Introduzirá os principais conceitos associados ao funcionamento do sistema nervoso, bem como apresentará e discutirá os experimentos seminais responsáveis pela construção do arcabouço teórico da neurociência do século XXI.

ICE1015 - Introdução a neuroengenharia (60H)

Introduzir as bases fundamentais da instrumentação biomédica aplicada ao registro da atividade eletrofisiológica. Foco no desenvolvimento de tecnologia aplicada à neurociência e em sua aplicação no desenvolvimento de ciência básica.

ICE1008 - Introdução à neuroquímica (30H)

Apresentação dos agentes farmacológicos e seus mecanismos de ação. Discussão sobre o uso de compostos endógenos e exógenos em doenças e no entretenimento.

ICE1035 - Introdução ao Método Científico (30H)

Familiarização com a vida científica, através de práticas que auxiliem nas pesquisas. Como, por exemplo, leitura de artigos científicos, manuseio de ferramentas de busca bibliográfica, coleta e organização de dados, construção de tabelas e gráficos, redação de relatórios e projetos científicos.

ICE1007 - Matlab para neurocientistas (30H)

Introduzir comandos básicos do MATLAB para permitir um rápido acesso às potencialidades do ambiente.

ICE1027 - Nanotecnologia aplicada a sistemas biológicos (45H)

Introduzir conceitos fundamentais e atualizados em nanotecnologia, bem como seu uso na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.

ICE1001 - Neurobiologia celular (60H)

Apresentar a organização estrutural e molecular da célula, com seus componentes bioquímicos. Ênfase nas técnicas contemporâneas de estudo da fisiologia celular.

ICE1040 - Neurobiologia da música (30H)

Introduzir os sistemas sensoriais e a percepção auditiva. Discutir os mecanismos biológicos envolvidos na percepção da música, apresentando os aspectos físicos da onda sonora, bem como as estruturas biológicas envolvidas na percepção, cognição e execução de música.

ICE1038 - Neurobiologia do movimento (30H)

Introduzirá os principais conceitos associados ao controle do movimento e as bases neurofisiológicas da ação.

ICE1009 - Neurobiologia dos estados patológicos (60H)

Apresentar as bases neurobiológicas das patologias do sistema nervoso central, discutindo modelos biológicos e computacionais utilizados no estudo das doenças da mente e do corpo.

ICE1039 - Neurobiologia dos sentidos (60H)

Tem por objetivo desenvolver o entendimento das estruturas dos órgãos sensoriais. Discutir os mecanismos corticais responsáveis percepção. Estudar os requisitos, bem como os períodos críticos, para o desenvolvimento dos sistemas sensoriais.

ICE1042 - Neurociência Aplicada a Biblioteconomia (60H)

Introdução aos principais conceitos associados ao funcionamento do sistema nervoso, relacionando-os, na medida do possível, com conceitos, práticas e estratégias da biblioteconomia.

ICE1032 - Neurociência Aplicada ao Direito (60H)

Estudo dos modos em que o avanço das neurociências podem afetar a moral e o direito. Análise de situações da prática jurídica onde tais conhecimentos foram decisivos para a solução de casos. Discussão e elaboração de desfechos para casos jurídicos hipotéticos.

ICE1025 - Neurociência básica no processo de aprendizagem (60H)

Contribuir para o desenvolvimento de uma pedagogia científica, capaz de aplicar de maneira crítica o conhecimento sobre o cérebro para o desenvolvimento de novas abordagens educacionais.

ICE1036 - Neurociência Cognitiva (60H)

Tem por objetivo oferecer os princípios da neurociência cognitiva. Com foco voltado para as principais funções cerebrais que compõem essa área das neurociências, apresentando os principais métodos experimentas utilizados atualmente.

ICE1016 - Neurociência computacional (60H)

Introduzir as principais ferramentas computacionais utilizadas para modelar neurônios e redes neuronais.

ICE1013 - Neurocinema (30H)

O ver e o ser sob a óptica da neurociência. Discussão sobre a representação da imagem, teoria da animação, o branco e a cor, o foco da atenção, o cinema em 3D e a emoção no cinema.

ICE1028 - Neuroeconomia (60H)

Essa disciplina tem o objetivo de aproximar duas áreas de conhecimento, a Economia e a Neurociência, como forma de favorecer a discussão de novas ideias e conceitos sobre julgamento, tomadas de decisão e motivação.

ICE1019 - Neuroetologia (30H)

Fornecer conceitos sobre a neurobiologia do comportamento, buscando estabelecer correlações entre a atividade neuronal e a expressão do comportamento, agrupando ecológicas, genéticas, neurofisiológicas e farmacológicas.

ICE1002 - Neurofisiologia (90H)

Introduzir as bases fundamentais do funcionamento do sistema nervoso, central e periférico, em situações normais e patológicas.

ICE1020 - Plasticidade, aprendizado e memória (60H)

Fornecer ao estudante conceitos básicos de plasticidade cerebral e sua relação com aprendizado e memória. Discutir os principais conhecimentos científicos atuais no tema.

ICE1006 - Princípios de imagens médicas (60H)

Apresentar os fundamentos e aplicações dos principais dispositivos de geração de imagens médicas, introduzindo conceitos elementares de computação e processamento das mesmas.

ICE1003 - Seminários em neurociência (30H)

Apresentar as descobertas recentes em neurociência, em formato de seminários de forma a possibilitar ao aluno um contato direto com pesquisadores, pós-graduandos e professores do Instituto do Cérebro.

ICE1005 - Sinalização neuronal (60H)

Apresentar os princípios da comunicação celular do sistema nervoso central, enfatizando os principais elementos da transdução de sinais moleculares em neurônios.

ICE1023 - Técnicas experimentais em neurociências (60H)

Proporcionar subsídios teóricos que permitam a percepção sobre o impacto da tecnologia para a neurociência. Apresentar conhecimentos que os possibilitem a formulação de hipóteses de trabalho, o desenho de experimentos e sua análise, com o objetivo de responder perguntas relevantes em neurociência.