›  Home  ›  events  ›  showEvents

Semana do Cérebro: 7° edição acontece entre 11 e 16 de março

Date Published:Mar 01, 2018

Acampamento do MST, comunidade quilombola e espaços públicos de Natal e Serra Negra do Norte receberão oficinas e apresentações.

Aproximar a ciência das pessoas e mostrar o quanto a educação é essencial no desenvolvimento da sociedade. Estes são objetivos da Semana do Cérebro, realizada anualmente pelo Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ICe-UFRN). Em sua sétima edição, o evento tem como tema “A educação transforma” e será realizado de 11 a 16 de março, nos municípios de Natal, Macaíba e Serra Negra do Norte, com atividades gratuitas e voltadas para todas as idades.

Para estimular a participação dos visitantes, o projeto realiza oficinas e apresentações sobre diversos temas: ilusões de ótica, somtaossensoriais e auditivas, exposição sobre o funcionamento de drogas lícitas e ilícitas no cérebro, neuroanatomia, estimulação bioelétrica de membros de baratas, entre outras. A ideia é mostrar que a Neurociência está presente em nosso dia a dia e que está acessível para qualquer um que decida investir nesta área agora ou no futuro. Em Natal, a programação começa no domingo, 11, quando o grupo de estudantes e pesquisadores será recebido pelos moradores do acampamento Luiz Beltrame, do MST, localizado no bairro Parque dos Coqueiros, na zona norte de Natal. Nos dias 12 e 13, um ciclo de palestras acontece no auditório do Instituto Metrópole Digital (IMD), finalizando com uma mesa redonda onde se discute a presença da mulher na Neurociência.

No dia 14, as apresentações acontecem na Biblioteca Indústria do Conhecimento, do SESI, no bairro Rocas, zona leste da capital, com apoio do Centro de Cultura e Convivência que atende pessoas com deficiências intelectuais. No dia seguinte, 15, o grupo realiza oficinas na Comunidade Quilombola de Capoeiras, em Macaíba, sob coordenação do Instituto Santos Dumont, parceiro do evento. Na sexta-feira, 16 de março, os pesquisadores chegam ao município de Serra Negra do Norte, no Seridó potiguar, primeira cidade do interior a receber a atividade acadêmica.

A Semana do Cérebro faz parte do movimento mundial Brain Awareness Week (BAW) promovido pela Dana Foundation, com o intuito de realizar uma campanha global de sensibilização sobre a importância da pesquisa em Neurociências, além de divulgar os estudos desenvolvidos pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). Aqui no Rio Grande do Norte, o ICe-UFRN tem como parceiros a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o Instituto Santos Dumont (ISD), o Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia (PsicoBio) e as prefeituras de Natal e Serra Negra do Norte. Mais informações no site:

Location: Map

Date start: Mar 11, 2018