UFRN inaugura nova sede do Instituto do Cérebro

(Por Williane Silva – Ascom-Reitoria)

Celebrando dez anos de história, a nova sede do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ICe-UFRN) foi inaugurada na manhã desta terça-feira, 9 de novembro, no Campus Central. A cerimônia contou com as participações do reitor José Daniel Diniz Melo, dos diretores da unidade, Kerstin Schmidt e Sidarta Ribeiro, bem como de estudantes, professores, técnicos e pesquisadores.

O reitor Daniel Diniz considerou o momento de grande alegria para a UFRN, por celebrar a primeira década de história do ICe-UFRN, que vem contribuindo para o fortalecimento da Universidade, especialmente no campo da pesquisa científica de excelência. Nesse sentido, o gestor destacou a dedicação da comunidade do Instituto em prol do desenvolvimento do Brasil, por meio da educação, ciência e tecnologia, “perseverando para fazer o melhor para nosso país”.

Para a diretora do ICe-UFRN, Kerstin Schmidt, como o funcionamento do Instituto fora da UFRN tinha limitações de infraestrutura, ter um prédio dentro do Campus Central possibilita um avanço ainda maior das atividades acadêmicas. “Estamos muito felizes que agora temos nossa estrutura adequada para desenvolver pesquisas da forma como sempre sonhamos”, comemora a pesquisadora.

Foto: Cícero Oliveira

“Somos um presente do mundo para o Brasil, mas, sobretudo, um presente do Brasil para seu próprio futuro”, disse o vice-diretor e fundador do ICe-UFRN, Sidarta Ribeiro, ao fazer um relato da primeira década de história da unidade, citando como principais avanços a formação de pessoal nos níveis de graduação e pós-graduação, além da  produção de conhecimento de alto nível, em linhas tradicionais e futurísticas no campo das Neurociências.

Ainda na avaliação de Ribeiro, “o Instituto do Cérebro da UFRN é produto da interação sinergística de diversos atores, por meio do qual, o estado brasileiro apoiou com entusiasmo a diversificação geográfica da produção científica na área de neurociência”.

ICe-UFRN

Com projeto arquitetônico de Petterson Dantas e área construída de quase 7 mil m², o edifício do Instituto do Cérebro da UFRN é composto por espaços para atividades administrativas, de apoio, de ensino e de pesquisa, com auditório para 113 lugares; 23 salas administrativas e salas de reuniões; banheiros; seis biotérios; biblioteca setorial; 25 laboratórios, além de dois laboratórios multiusuários; e ambientes para circulação vertical e de convivência.

Foto: Laíza Felix

Fundado em 13 de maio de 2011, o ICe-UFRN é uma unidade acadêmica especializada ligada à Reitoria. Atualmente, conta com 18 professores, que atuam em colaboração com diversos setores da Universidade, como o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), o Centro Multiusuário de Bioinformática (BioME) do Instituto Metrópole Digital (IMD) e o Instituto Medicina Tropical (IMT); com Universidades do Brasil, como a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Estadual de Campinas (Unicamp); bem como com instituições estrangeiras,  a exemplo das Universidades de Uppsala (Suécia), Heidelberg (Alemanha), Lyon (França), Buenos Aires (Argentina) e Princeton (Estados Unidos) e institutos da Sociedade Max Planck (Alemanha). Além disso, os docentes do ICe lecionam na graduação, em diversos cursos da UFRN.

No campo da pesquisa e pós-graduação, são desenvolvidas atividades de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, ligados ao Programa  Pós-Graduação em Neurociências (PGNeuro) e a outros programas, como Bioinformática, Ciências Biológicas, Física, Medicina, Direito, Psicobiologia, Psicologia e Ciências da Saúde.