ICe prepara Semana do Cérebro totalmente online

A pandemia adiou a tradicional Semana do Cérebro que ocorre todo mês de março no Rio Grande do Norte, dentro da programação nacional do evento, pelo Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mas não impediu sua realização. Com o tema Mulheres na neurociência: singulares e altamente conectadas, a coordenação de Extensão da unidade, com apoio das estudantes e pós-doutorandas, preparou uma vasta programação online que acontece entre os dias 19 e 30 de outubro, através do canal do YouTube do ICe e por meio do canal do Centro Estadual de Educação Profissional Professora Lourdinha Guerra, em Parnamirim.

Em sua 9ª edição, a Semana do Cérebro é espaço de discussão sobre os avanços das pesquisas em desenvolvimento nas Neurociências, mas também para aproximar a população deste tema. Nos últimos anos, mesas realizadas para discutir a participação da mulher no desenvolvimento científico geraram largo interesse, a ponto de, neste ano, inspirar o tema principal do evento. Todas as informações estão no site da Semana.

Para a servidora e neurocientista Fernanda Palhano, coordenadora da programação junto ao Ceep Lourdinha Guerra, apesar dessa situação de crise sanitária que estamos enfrentando, as expectativas para a Semana do Cérebro são as melhores possíveis. “Sempre foi uma preocupação nossa levar a Semana para crianças e jovens e a parceria com a escola vai possibilitar que mais ou menos 500 alunos tenham acesso às atividades e palestras de maneira síncrona. Além disso, o engajamento dos professores e alunos do ICe foi enorme, de forma que conseguiremos abordar diferentes assuntos dentro das Neurociências. A programação está muito interessante. Também esperamos deixar todas as atividades gravadas e disponíveis no canal do ICe, ampliando ainda mais o alcance da Semana”, reforça.

A Semana Nacional do Cérebro (SNC) é uma iniciativa pautada na divulgação dos avanços e benefícios resultantes do estudo do cérebro promovida em todo o Brasil pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) e parte integrante da Brain Awareness Week (BAW). Todos os anos, Universidades, Hospitais e outras organizações, inclusive agências do governo, unem-se durante uma semana para realizar um esforço coletivo de popularização dos conhecimentos oriundos das neurociências, aproximar a ciência das pessoas e mostrar o quanto a educação é essencial no desenvolvimento da sociedade.

PROGRAMAÇÃO GERAL

Palestras

Dia 19/10

Tarde-Moderadora: Taíla Fialho

14h Cláudia Anjos (FACISA) Ciclos Hormonais e Cognição

14:30hRarielly Dantas (FACISA) Daltonismo, Cor e Neurociência

15h Denise Cortês (FACISA) Inteligência Artificial

15:30h Viviane Gomes (FACISA) Inteligência Emocional

Noite-Moderadora: Gabriela Barbalho

18:30h Karina Azevedo (Departamento de Psicologia UFRN) – O sofrimento em estudantes universitários: vamos falar sobre suicídio?

19h Fernanda Palhano (ICe)- Os efeitos antidepressivos da ayahuasca: o que sabemos até agora

19:30h Débora Hashiguchi  (ICe): A influência da atividade física no sistema nervoso e o uso de modelos animais nas neurociências.

Dia 20/10 – 18:30h

Mesa Redonda: Mulheres na ciência – Moderadora: Marina Ribeiro

✔Elisama Vieira (ECT)

✔Raquel Diniz (Departamento Psicologia UFRN)

✔Letícia Oliveira (Parent in science)

✔Karin Calaza (UFF)

Dia 21/10 – 18h30

Moderadora: Larissa Araújo

18:30h Marina Ribeiro (ICe) Grupos e coletivos no ativismo científico

19h Daiane Golbert (ICe) O fascinante cérebro criativo

19:30h Geissy Araújo (ICe) Como a meditação pode ajudar na redução do estresse?

Dia 22/10 – 18h30

Moderadora: Elis Brisa dos Santos

18:30h Bruna Landeira (ICe) Entenda por que preferimos maratonar uma série do que estudar

19h Beatriz Thomasi (UFF) Eixo Intestino-Cérebro: uma conversa que nem todo mundo esperava

19:30h Andressa Radiske (ICe) Reconsolidação: entendendo como as memórias se modificam

Dia 23/10 – 12h

Moderadora: Juliana Ávila de Souza

12h Flávia Santos (University College Dublin) Numeracy in Childhood: Stimulation and Intervention

18:30h Maria Emília (UFRN) Interação entre processamento implícito e explícito, influências da evolução e cultura.

Dia 24/10 – 16h

16h Discussão do documentário Picture a scientist com Marina Ribeiro (ICe) Liberação do link para assistir o documentário 48h antes.

Ação junto ao CEEP Lourdinha Guerra

26/10 –14h30: Sérgio Neuenschwander (ICe) – E se um porco falasse? Fronteiras da Neurociência

15h00 – Lucas Galdino (ICe) – Ilusões visuais

27/10 –14h30: Felipe Brum (ICe) – O cérebro plástico

15h00 – Eduardo Sequerra (ICe) – Quando o embrião vira uma pessoa?

15h30 – Dráulio Araújo (ICe) – Drogas

28/10 –14h30: Carolina Gonzalez (Instituto Santos Dumont) – Onde e como se guardam nossas memórias?

15h00 – Claudio Queiroz (ICe) – Os limites de nossa memória: construindo curvas de lembrança e de esquecimento

29/10 –14h30: Daniel Takahashi (ICe) – Os animais falam?

15h00 – Raphael Bender (CEEP) – Estudar música pode te deixar mais inteligente?

15h30 – Vítor Santos (Universidade de Oxford) – Como medimos o que o cérebro está fazendo?

30/10 –14h30: Heloysa Araújo (Coletivo Maria Emília) – Viés de gênero na ciência – existe cérebro feminino e masculino?

15h00 – Marina Ribeiro (ICe) – O que uma menina pode ser quando crescer?: viés de gênero na infância

15h30 – Kia Leão (ICe) – Como virar uma cientista? Escolhas e estratégias