Pesquisa internacional quer saber sobre sono e sonho durante a pandemia

Pesquisa internacional sobre sono e sonho durante a pandemia está buscando voluntários para responder questionário virtual. O trabalho é resultado de uma colaboração internacional da International COVID Sleep Study Questionnaire (ICOSS) cujo objetivo é entender possíveis efeitos da covid-19 no sono, no sonho e na vigília. Os pesquisadores partem da hipótese que os sonhos, os pesadelos e os sonhos lúcidos iriam aumentar durante o período da pandemia devido alteração nos padrões do sono.

A pesquisa está sendo realizada em 12 países e pretende colher mil assinaturas no Brasil até o dia 15 de julho. A coordenação aqui é do neurocientista, pesquisador do Instituto do Cérebro (ICe) da UFRN, Sérgio Arthuro Rolim, com apoio das estudantes Tainá Carla Freitas de Macêdo, do curso de Psicologia, e Ana Suely Cunha, do curso de Engenharia.

Disponível na plataforma Google, a pesquisa traz uma série de questões relacionadas à vida cotidiana e hábitos de descanso e despertar. O questionário demora aproximadamente 25 minutos para ser preenchido, tempo suficiente para ajudar na elaboração do corpus do estudo. “Sua participação é muito importante para nós, pois suas respostas podem nos ajudar a compreender melhor essa doença e seus efeitos sobre o sono e, assim, nos auxiliar a encontrar meios de diminuir esses impactos”, reforça Sérgio Rolim.