Live discute Gripe Espanhola e Covid-19

O Seminário em Neurociências, série coronavírus, dessa sexta-feira, 22, vai discutir a relação dos acontecimentos e ações de mitigação da Gripe Espanhola em comparação com o novo Coronavírus. A iniciativa do Instituto do Cérebro da UFRN (ICe) terá como expositor o neurocientista da casa Rodrigo Romcy-Pereira, chefe do Laboratório de Plasticidade de Circuitos Neurais. A discussão acontece às 10h50 no canal do ICe no YouTube.

Com o tema “Gripe espanhola de 1918: o que sabíamos e o que fizemos? Lições para a pandemia de Covid-19”, Rodrigo vai explorar os dados referentes a esses dois acontecimentos trágicos ocorridos com um século de diferença, mas que apresenta semelhanças importantes para a observação científica atual.

Iniciado virtualmente em março, o projeto Seminários em Neurociências tem oportunizado a ampliação do debate sobre a Covid-19 em diversas perspectivas. Já passaram pelo canal os neurocientistas do ICe Tarciso Velho, Claudio Queiroz, Eduardo Sequerra e Sidarta Ribeiro, além do pesquisador Nelson Vaz, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e do diplomata Ernesto Mané Jr.

No último episódio, a jornalista e coordenadora da Agência Bori, Sabine Righetti, foi convidada para falar sobre o jornalismo científico em tempos de pandemia. A live foi realizada em parceria com o projeto de extensão Sala de Ciência que tem como objetivo fortalecer a popularização da ciência na UFRN. A discussão pode ser vista neste link.