ICe divulga programação da Semana do Cérebro 2020

Estão abertas as inscrições para a 9ª Semana do Cérebro, realizada no Rio Grande do Norte pelo Instituto do Cérebro da UFRN (ICe). O evento, que tem como objetivo popularizar os conhecimentos oriundos das neurociências e mostrar a importância da ciência para a sociedade, acontece de 16 a 20 de março, em Natal e Santa Cruz, com todas as atividades gratuitas. As informações gerais podem ser vistas no site da Semana.

O ponto alto deste ano serão os debates que acontecem no auditório do Instituto Metrópole Digital (IMD) em Natal. Na primeira noite, a pesquisadora Marina Ribeiro apresenta o projeto Sementinhas da Ciência: aguardando a colheita. Em seguida, uma mesa-redonda discute o lugar das mulheres na ciência, com as presenças das pesquisadoras Elisama Vieira (ECT), Raquel Diniz (Depsi), Daiana Golbert (ICe) e Natalia Mota (ICe), escolhida pela Forbes uma das mulheres mais poderosas do Brasil em 2020.

No dia 17, as palestras continuam com a pesquisadora Karina Azevedo (Depsi), que discutirá sobre o sofrimento em estudantes universitários e suicídio, com Fernanda Palhano (ICe), que tratará dos efeitos antidepressivos da ayahuasca, e Carolina Gonzalez (ISD), que falará sobre as memórias.

Na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa/UFRN), no município de Santa Cruz, também haverá atividades nos dias 16 e 17. No primeiro dia, um ciclo de palestras aborda os temas de inteligência emocional e artificial, ciclos hormonais, cognição e daltonismo. A discussão acontece no Auditório Hugo Tavares, às 18h, sob coordenação dos estudantes e pesquisadores de Psicologia.

No dia seguinte, haverá uma “blitz” pelos corredores da Facisa, trazendo como tema central os psicodélicos. Durante todo o dia, estudantes e professores apresentarão os efeitos que drogas como cocaína, nicotina, maconha e anfetaminas provocam no cérebro humano.

Os dois últimos dias do evento contarão com oficinas sobre neuroanatomia, sentidos humanos e drogas, novamente em Natal. No dia 19, na Biblioteca Virgílio Urbano de Araújo/Indústria do Conhecimento, e no dia 20, no Sesc Cidadão. As duas atividades acontecem das 9h às 16h30.

Semana Nacional do Cérebro (SNC) é uma iniciativa para divulgar os avanços e benefícios resultantes do estudo do cérebro. A ação é promovida em todo o Brasil pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) e parte integrante da Brain Awareness Week (BAW). As atividades são livres e abertas a todos os públicos a partir dos 10 anos de idade.