House Symposium traz ao Brasil neurocientista Klas Kullander

O neurocientista Klas Kullander, da Universidade Uppsala, na Suécia, será o orador principal da 5ª edição do House Symposium do Instituto do Cérebro (ICe-UFRN), que acontece entre os dias 2 e 4 de dezembro, no auditório do Instituto Internacional de Física (IIF), no campus central da UFRN.

Dedicado a entender os circuitos neuronais no cérebro e na medula espinhal, Klas iniciou a unidade de genética do desenvolvimento em 2004, com o objetivo de construir um ambiente criativo e interativo com metodologias de ponta para fazer a melhor análise possível da função do sistema nervoso.

Com o tema Protegendo o ICe de derreter, o momento destaca a jornada da instituição para a sua nova sede, em meio aos severos cortes nos orçamentos científicos brasileiros, bem como a resistência de um grupo de cientistas em manter laboratórios de ponta no Nordeste do Brasil.

“Nosso simpósio é a celebração anual de nossa existência e resistência e o momento em que as mais recentes descobertas científicas de nossas equipes de pesquisa são compartilhadas com a comunidade. É também uma ótima oportunidade para conviver e abrir nossas portas para amigos e colaboradores em Natal e ao redor do mundo, os quais também convidamos a apresentar seus trabalhos”, acrescenta o professor Adriano Tort, membro do comitê organizador do evento.