Estudante do ICe é selecionada para curso no México

A biomédica e mestranda do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ICe-UFRN), Ingrid Nogueira, foi uma das 15 estudantes da América Latina selecionadas para participar do Latin American Training Program (LATP) da Society for Neuroscience (SfN), no México. Ela também ganhou a oportunidade de participar do próximo congresso da SfN em Washington, EUA, no ano que vem. Todas as viagens e inscrições das duas atividades são pagas pela proponente.

Ingrid participará do curso “Iluminando o Cérebro: O Uso da Luz para Compreender a Função do Sistema Nervoso” entre os dias 26 de agosto e 13 de setembro. A proposta objetiva entender como é possível usar a tecnologia óptica para entender o funcionamento do cérebro. “Nele eu aprenderei sobre propriedades da luz, terei aulas de como se dá a construção de um microscópio, métodos usando infravermelho para ver atividade neuronal, Z-scan, microscopia confocal e multifóton, e optogenética na modulação do comportamento”, explica.

No ICe desde a iniciação científica, Ingrid ingressou no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Neurociências (PPGNeuro) em 2017, no laboratório de Audição e Atividade Neuronal, coordenado pela neurocientista Katarina Leão. Seu trabalho busca caracterizar óptica e eletrofisiologicamente os tipos celulares afetados no córtex auditivo de camundongos acometidos pelo Tinnitus, um zumbido no ouvido que ocorre mesmo sem a presença de estímulo sonoro e que também afeta humanos.

Ela é a segunda pessoa do laboratório de Katarina Leão selecionada para este programa. A estudante Barbara Ciralli Boerner fez o treinamento no ano anterior. Para Ingrid, o LATP será uma grande experiência, pois conseguirá usar o conhecimento para suas pesquisas no Brasil e ainda participar do congresso em 2020, onde poderá apresentar seu trabalho e conhecer mais sobre outras pesquisas e pesquisadores na área.