›  Home  ›  aboutus  ›  Tarciso André Ferreira Velho
Tarciso André Ferreira Velho

Professor, Brain Institute - Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN)
Laboratory: Neurogenética
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8194534389725093
E-mail: velhot@neuro.ufrn.br
Areas of interest:

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1996), mestrado em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul(2000), doutorado em Doutorado em Neurociencia pela Oregon Health and Science University(2008) e pós-doutorado pela Massachusetts Institute of Technology(2010). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Neurobiologia.

Meu laboratório está interessado em compreender as bases genética do aprendizado vocal. Nós nos concentramos no processo pelo qual aves canoras adquirem suas vocalizações, um processo análogo à aquisição da fala em humanos. Para resolver esta questão, nós desenvolvemos novas tecnologias para gerar pássaros transgênicos. Estes animais geneticamente modificados nos permitem investigar a contribuição de genes para a formação e funcionamento dos circuitos envolvidos no aprendizado e produção vocal. Além disso, nós também estudamos os mecanismos homeostáticos envolvidos na manutenção de memórias motoras estereotipadas. Para responder à estas e outras questões, usamos uma combinação de manipulações genéticas agudas e crônicas para perturbar a atividade de neurônios individuais ou regiões inteiras do cérebro, juntamente com imageamento de cálcio em animais se comportando livremente, e análises comportamentais detalhadas de sinais vocais.